Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > novembro > IF Sudeste MG terá sete experiências exitosas apresentadas na 45ª Reditec

IF Sudeste MG terá sete experiências exitosas apresentadas na 45ª Reditec

Lista de propostas aprovadas foi publicada na última sexta-feira (5). Instituição também estará duplamente representada em atrações musicais do evento.
#pratodosverem: a imagem é uma arte gráfica predominantemente azul, onde aparece a palavra Reditec, em destaque, e "Brasília 2021" logo abaixo, em fundo verde. Mais abaixo, lê-se "Resultados das chamadas públicas: livros, experiências exitosas e atrações musicais". Na mesma arte, há uma barra lateral branca à esquerda, coberta por elementos alaranjados, verdes e azuis. Estes pequenos elementos fazem referência à capital Brasília, onde está situada a instituição organizadora e também onde acontece parte da programação. Segundo os idealizadores, a identidade visual da Reunião presta homenagem a dois ícones indissociáveis da Capital Federal: a obra do pintor e escultor Athos Bulcão e o Plano Diretor de Sinalização do DF, coordenado pelo arquiteto Danilo Barbosa.

Vem aí a 45ª Reditec e, com ela, o compartilhamento de experiências exitosas vivenciadas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ações bem-sucedidas de combate à pandemia, de combate ao racismo e de inclusão e de gênero serão as temáticas de 25 relatos, dentre os quais, sete vivenciados pelo IF Sudeste MG. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (5), após uma seleção por meio de vídeos, regida pela Chamada Pública 07/2021. Confira a relação, em ordem alfabética, das propostas aprovadas para o evento:

• Comissão de Desenvolvimento e Cuidados com os Estudantes (ações de acompanhamento desenvolvidas dentro do Projeto Reencontro, com foco na saúde e no bem-estar dos estudantes, como adaptação ao ensino remoto e, especialmente, no tocante aos efeitos da pandemia em diversos aspectos);
  • Movimento Garotas no Poder: empoderando lideranças femininas do futuro! (divulgação de conteúdos capazes de contribuir para a formação de lideranças femininas no ambiente laboral);
  • Plano de Ação da Comunicação no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 - IF Sudeste MG (produção e divulgação de conteúdo informativo de forma integrada entre unidades e entre áreas de conhecimento, em diversos formatos, entrelaçada ao Projeto Reencontro e voltada a temas de interesse público, tais como saúde e segurança na pandemia, auxílio a alunos de baixa renda e outros);
  • Projeto Educação e Cidadania (ação solidária de troca de orientação, arrecadação e distribuição de alimentos e insumos de proteção, prevenção e combate à pandemia da Covid-19);
  • Projeto Reencontro (construção de proposta coletiva e integrada de ações a serem observadas e implementadas em todo o IF Sudeste MG, considerando-se o cenário epidemiológico; projeção sobre sobre quando, como e em que condições será o "reencontro" de alunos, servidores e colaboradores, zelando por segurança e qualidade);
  • Projetos Práticas Educativas Inclusivas e Acessibilidade em Ação (ações que visam proporcionar aos alunos uma educação igualitária);
  • Viver no Silêncio (ações em defesa da importância da adaptação da escola para alunos surdos).

A exibição dos vídeos contendo os relatos de experiências ocorre em 1º e 2 de dezembro, os dois últimos dias da Reditec, que começa em 29 de novembro. A programação será divulgada a partir do dia 12 deste mês.

O resultado integral da seleção de experiências exitosas pode ser acessado no site da 45ª Reditec.

IF Sudeste MG entre as atrações musicais

Representado também no momento cultural da Reditec, o IF Sudeste MG é responsável por duas das 10 atrações musicais selecionadas a partir da Chamada Pública 08/2021. Assim, o Coral de Vozes do Vale e a Escola de Música do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba apresentam-se virtualmente também nos dois últimos dias da Reunião de Dirigentes.

Entre os objetivos da seleção, está o fortalecimento de projetos musicais e trabalhos que valorizam a diversidade e a multiplicidade de expressões musicais produzidas na Rede Federal.

Sobre a Reditec

A Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) é um evento internacional que reúne reitores, pró-reitores, diretores-gerais, assessores, pesquisadores, professores, convidados e parceiros para discutir as políticas e diretrizes do ensino profissional e tecnológico do país e sua inserção no mundo globalizado.

O evento é promovido anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Os objetivos do encontro são integrar e fortalecer a atuação da Rede; compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade; conhecer tendências e criar condições de implementação nos diversos contextos; aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica; qualificar a atuação dos gestores e apresentar a Rede para parceiros estratégicos.

Em 2021, a 45ª edição da Reditec é organizada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e ocorre em formato híbrido, mesclando atividades online e presenciais durante a programação. Acesse: reditec.ifb.edu.br