Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 04 > Campi lançam editais do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica

Destaque

Cada um dos 10 campi tem seu próprio edital. Objetivo do atendimento é garantir a permanência dos estudantes e conclusão da formação profissional.

As 10 unidades do IF Sudeste MG estão trabalhando para selecionar estudantes beneficiários do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica (anteriormente chamado Assistência Estudantil). Por meio de suporte financeiro, busca-se garantir que os estudantes em baixa condição socioeconômica possam permanecer e concluir seus estudos, na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino público.

Podem solicitar o atendimento todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do IF Sudeste MG, com renda per capita mensal familiar de até um salário mínimo e meio (renda per capita é a renda familiar total dividida pelo número de pessoas da família). As inscrições serão feitas online, por meio de formulário eletrônico.

Considerando que cada campus do IF Sudeste MG definiu suas próprias regras de seleção, a Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad) alerta:

Cada campus terá também seu próprio formulário, portanto, os alunos devem TOMAR CUIDADO para se inscreverem no formulário correspondente ao campus onde estuda e NÃO em formulários de outros campi.

Inscrições

Ao acessar o formulário eletrônico de inscrição, o(a) estudante deve preencher todas as informações solicitadas no formulário e anexar cópias digitalizadas dos documentos pedidos no edital do campus. Estes documentos serão necessários à avaliação de renda e podem ser escaneados ou fotos bastante nítidas.

Documentos de comprovação

Confira abaixo os principais documentos necessários para participar do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica.

1. Atestado de Matrícula: o estudante deverá anexar em sua inscrição o atestado emitido pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), comprovando que o estudante esteja regularmente matriculado em cursos presenciais do IF Sudeste MG na respectiva unidade

2. Documento de Comprovação de Situação Socioeconômica, que poderá ser uma das seguintes opções:

• Folha Resumo do CadÚnico Modelo V.7 atualizada (fornecida pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS). A folha deverá estar datada, assinada e carimbada pelo órgão que a emitiu (o próprio CRAS).
  • Comprovante de Cadastramento no CadÚnico atualizado, disponível no site Meu CadÚnico

Entenda o que é e como se cadastrar no CadÚnico

Se não for possível apresentar os documentos citados acima, o estudante deverá apresentar os comprovantes de renda de acordo com a sua realidade familiar. Veja mais detalhes no edital de seu campus.

Modalidades de suporte financeiro

A modalidades de atendimento em 2022 serão: Manutenção, Alimentação, Transporte, Moradia, Material Didático e Uniforme. Contudo, nem todos os campi oferecerão todas as seis. Consulte o edital de seu campus.

Campi com editais abertos

Acesse informações específicas: