Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 09 > Rodas de Conversa para Mulheres Trabalhadoras: encontros online terão início na próxima terça-feira (4)
conteúdo

Geral

Rodas de Conversa para Mulheres Trabalhadoras: encontros online terão início na próxima terça-feira (4)

Projeto abriu inscrições para servidoras e mulheres da comunidade externa, com objetivo de dialogar, acolher e prestar apoio psicossocial diante de desafios ligados ao trabalho presencial

A partir de outubro, mulheres trabalhadoras do IF Sudeste MG e da comunidade externa passam a contar com um espaço coletivo virtual de escuta, diálogo, compartilhamento de experiências, acolhimento e apoio psicossocial. Trata-se do projeto de Extensão "Os impactos psicossociais e econômicos da pandemia por COVID-19 no cotidiano das mulheres trabalhadoras: uma análise dos desafios do retorno ao trabalho presencial", a partir do qual foi programada uma sequência de rodas de conversa voltadas ao enfrentamento de desafios advindos desta nova fase pós-isolamento.

Serão oito encontros quinzenais, com duração de 60 minutos, sempre às 14h, conduzidos por psicóloga representante da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CAS) do IF Sudeste MG e apoiados por assistente social da instituição. Espera-se, segundo a CAS, contribuir com a promoção da saúde e superação das limitações existentes nas rotinas de trabalho e vida pessoal surgidas e\ ou agravadas pelas mudanças impostas pela pandemia. Pretende-se ponderar sobre questões inerentes ao retorno ao trabalho presencial, especialmente aquelas que afetam mulheres trabalhadoras, independentemente da profissão.

Primeiro encontro virtual

O primeiro encontro será no dia 4 de outubro, às 14h, tendo como tema os desafios do retorno ao trabalho presencial ainda no contexto da pandemia. O objetivo da CAS com esta primeira roda de conversa é conhecer o público-alvo, ouvir as demandas das mulheres e acolhê-las.

Será feita também uma contextualização, resgatando-se a realização de projetos anteriores, onde serão explicados quais os motivos que levaram à idealização e execução das duas primeiras versões do projeto. Anteriormente,  ele era voltado exclusivamente a mulheres trabalhadoras do IF Sudeste MG. Assim, serão apresentadas as propostas do atual projeto, forma de funcionamento (dia e horário) e equipe organizadora; as participantes se apresentarão e serão levantadas propostas de temas para os próximos encontros.

As mulheres interessadas em participar devem preencher um formulário de inscrição 

Mais sobre o Projeto

"Os impactos psicossociais e econômicos da pandemia por COVID-19 no cotidiano das mulheres trabalhadoras: uma análise dos desafios do retorno ao trabalho presencial" foi aprovado pelo Edital 04-2022 PROEX/CAS de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho em uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e a CAS. Na etapa prática, colabora a Pró-Reitoria de Ensino do IF Sudeste MG.

O projeto de extensão coloca-se como ferramenta complementar e incentivadora, para se discutir e analisar os impactos advindos com a pandemia do COVID-19 no cotidiano das mulheres, bem como os desafios enfrentados pelas mesmas quanto ao retorno ao trabalho presencial. De forma coletiva, as participantes construirão conhecimentos e estratégias de enfrentamento e resolução de problemas relacionados à qualidade de vida, segurança e bem-estar no trabalho, com foco em uma análise psicossocial e econômica proporcionada por profissionais do IF Sudeste MG.