Geral
IF Sudeste MG participa do 1º Encontro Interinstitucional dos Ambientes de Inovação da Rede Federal Mineira
O IF Sudeste MG marcou presença no "1º Encontro Interinstitucional dos Ambientes de Inovação da Rede Federal Mineira", realizado em 12 de setembro de 2025, na sede do Serpro em Belo Horizonte (Hub Minas). O evento reuniu as principais instituições federais de ensino de Minas Gerais com o objetivo de fortalecer a articulação entre pesquisa, mercado e o desenvolvimento regional sustentável.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NITTEC - Reitoria, Flávia Ruback “É muito importante estarmos juntos a essas instituições parceiras neste tipo de evento, fortalecendo a integração entre as instituições mineiras da Rede Federal, e fortalecendo o diálogo entre nossos ambientes de inovação e também dos nossos Núcleos de Inovação. Os ambientes de inovação são fundamentais para transformar ideias em soluções, aproximando pesquisa, mercado e sociedade, estendendo esses benefícios para a comunidade, e contribuindo para o desenvolvimento regional.”
Os projetos inovadores apresentados no 1º Encontro da Rede Federal Mineira compartilharam as boas práticas de gestão como, por exemplo, a contribuição do campus Juiz de Fora na apresentação do Coworking Me Conecta, que capacita mulheres empreendedoras locais na gestão de negócios. Destacou-se que atualmente, o coworking extrapola o compartilhamento de um espaço administrativo e tecnológico, pois ao reconfigurar o modelo de negócio dos empreendimentos possibilita a sua escalabilidade no mercado local.
Para a professora do Departamento de Educação e Tecnologia, Annik Passos Marôcco, "participar do encontro da Rede Federal Mineira sobre os ambientes de inovação significou uma oportunidade de trocas de experiências entre os ambientes que já se encontram atuantes, mas, que ainda carecem de muito apoio institucional tanto de servidores como financeiro. Também participaram do evento a servidora da reitoria, Juliana Godinho e o representante do espaço maker Desembola IFMaker, prof. Lucas Pinto, do Campus Santos Dumont.
O professor, Lucas Pinto, destaca a relevância do evento para o fortalecimento dos ambientes maker, que unem inovação, empreendedorismo e desenvolvimento local: "o evento foi uma oportunidade para dialogar com diversas instituições de Minas Gerais que buscam construir um caminho comum para garantir melhores condições de atuação, especialmente considerando que os apoios institucionais ainda se encontram em estágio bastante inicial".
Debater estratégias que impulsionam o desenvolvimento regional por meio da inovação reafirma a política de inovação dos IFs como, ainda, possibilita que outros possam replicar as propostas dos ambientes de inovação nas respectivas instituições.




