Extensão
8º Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade tem presença expressiva do IF Sudeste MG
Após uma semana de integração "pré-fórum" nos campi Barbacena, Muriaé e Rio Pomba, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) marcou presença no 8º Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que ocorreu entre os dias 20 e 24 de outubro, no campus Bambuí do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O evento é uma iniciativa conjunta do entre o Ministério da Agricultura da França e o Ministério da Educação do Brasil, e tem promovido debates sobre temas contemporâneos como sustentabilidade, educação e sistemas alimentares.
A programação incluiu apresentações de projetos, rodas de conversa, mesas-redondas e workshops. Além de Rio Pomba, estiveram representados os campi Barbacena, Bom Sucesso, Manhuaçu e Muriaé, que participaram de diversas atividades com os parceiros franceses - Liceus Agrícolas de L’Oise e de Brive. A delegação que representou o IF Sudeste MG foi composta por 12 pessoas, entre estudantes, docentes e representantes da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRIIT). Além dos professores orientadores, José Luís Paixão e Francisco César Gonçalves, participou do evento o diretor-geral do Campus Rio Pomba, prof. André Narvaes, que salientou a importância desta unidade acadêmica como precursora da cooperação entre o IF Sudeste MG e a rede de liceus franceses.
Para a DRIIT, esta troca de experiências com estudantes e pesquisadores da França e do Brasil, de diferentes regiões dessas comunidades, proporciona um ambiente rico em aprendizado, reflexões e novas perspectivas para o desenvolvimento científico e acadêmico. Nas palavras do diretor da DRIIT, Daniel de Oliveira, “o fórum Ciência e Sociedade congrega professores e estudantes brasileiros e franceses de forma única, pois reforça valores de solidariedade e de inclusão, eleva a discussão científica a um patamar mais crítico e humanístico”.
Segundo o assessor de Relações Internacionais do IF Sudeste MG, Pedro Rocha, "a participação no fórum representa uma oportunidade estratégica para consolidar parcerias internacionais e ampliar as possibilidades de mobilidade acadêmica e cooperação técnico-científica entre as instituições".
A presença ativa do IF Sudeste MG no Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade reafirma o compromisso da instituição com uma educação pública de qualidade, voltada para a inovação, a ciência e o desenvolvimento sustentável, em consonância com os desafios globais.
Imagens: José Luís Paixão, Daniel de Oliveira




