Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2026 > 9 > Prorrogadas as inscrições para o Edital PET Saúde Informação e Saúde Digital
conteúdo

Geral

Prorrogadas as inscrições para o Edital PET Saúde Informação e Saúde Digital

Com prazo de inscrição inicial até 8 de setembro, PROPPI do IF Sudeste MG mobiliza servidores para construir propostas interdisciplinares em parceria com secretarias de saúde até 28 de setembro

A Pró- Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) informa que foi prorrogado o prazo para a participação no Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS nº 1/2026 que selecionará projetos para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde Informação e Saúde Digital (PET Saúde I&SD). Inscrições seguem até 28 de setembro.

A PROPPI já havia divulgado o edital no dia 20 de agosto pelo e-mail institucional para todos os servidores alertando sobre os prazos e buscando incentivar a participação dos servidores interessados em submeter projetos e colocando-se à disposição para dúvida e auxílio na elaboração das propostas.

 

Sobre o PET Saúde Informação e Digital

A iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada pelo Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS nº 1/2026, é voltada exclusivamente aos Institutos Federais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o que inclui o IF Sudeste MG.

Para viabilizar a participação, as propostas da instituição deverão ser obrigatoriamente construídas em parceria com as Secretarias de Saúde estaduais, distritais e/ou municipais, com o Termo de Compromisso assinado conjuntamente pelos representantes legais de ambas as instituições.

Assim, a construção da proposta dependerá também da articulação com um gestor do SUS, uma vez que o Termo de Compromisso deverá ser assinado pelo representante legal do IF Sudeste MG e pelo representante legal da Secretaria de Saúde parceira. “Essa parceria é fundamental para que o projeto esteja conectado às demandas concretas dos serviços e da gestão do SUS, favorecendo a integração entre instituição de ensino, serviços de saúde e comunidade”, explica a pró-reitora da PROPPI, Professora Fabianne Furtado.

 

Eixos de atuação:

O edital apresenta três grandes eixos de atuação:

  • Eixo 1: cultura de saúde digital, formação e educação permanente em informação e saúde digital;
  • Eixo 2: soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS;
  • Eixo 3: interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde.

 

Vale destacar que a proposta possui escopo amplo e interdisciplinar. Assim, as possibilidades de participação não se restringem a uma única área do conhecimento. “Podem contribuir servidores que desenvolvam atividades relacionadas, direta ou indiretamente, à transformação digital do SUS, incluindo, entre outras, tecnologia, computação, dados, inteligência artificial, sistemas de informação, engenharia, gestão, educação, saúde, proteção de dados, inovação e desenvolvimento de soluções digitais.", explica a Pró-reitora.

Cada projeto aprovado terá a duração prevista de 24 meses e consistirá na formação de no mínimo três e no máximo 10 grupos de aprendizagem tutorial. Esses grupos, com limite de 16 bolsistas cada, devem integrar de forma presencial tutores docentes, profissionais do SUS (preceptores) e estudantes de cursos superiores de tecnologia ou de educação técnica de nível médio.

Para acessar o edital clique aqui