Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 06 > Abraço pela Educação: contra corte orçamentário, IF Sudeste MG mobiliza campi e Reitoria

Dia 13 de maio de 2019 foi marcado por mobilização nacional em defesa da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

O dia 13 de maio de 2019 foi marcado por uma mobilização nacional em defesa da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. No IF Sudeste MG, campi e Reitoria aderiram ao denominado “Abraço pela Educação”, com a participação de servidores e alunos, simbolizando a resistência contra o corte orçamentário anunciado pelo Ministério da Educação em 30 de abril.

Na Reitoria, em Juiz de Fora (MG), a ação começou às 13h, com um pronunciamento do reitor sobre os prejuízos de se reduzir em R$16 milhões o custeio da instituição. Em seguida, os servidores foram para o lado de fora do prédio, deram as mãos e, logo após, houve uma salva de palmas, simbolizando a valorização do desenvolvimento social e econômico que o IF Sudeste MG e toda a Rede Federal promovem no país. Confira abaixo um trecho do discurso do reitor Charles Okama:

“Tem vários motivos pelos quais a gente não poderia ter corte nenhum; nenhum bloqueio para os Institutos, Cefets e Colégio Pedro II. Na realidade, quem iria sofrer diretamente era a nossa sociedade, os nossos alunos, pois a característica principal das nossas instituições é a transformação social; 76% dos nossos alunos são provenientes de famílias que possuem até 1,5 salários como renda familiar. Isso para nós é muito preocupante, porque cortar recursos do funcionamento é também cortar recursos para esses alunos. Grande parte do nosso recurso vai para as atividades finalísticas. E ao longo desse tempo todo, nós já fizemos uma adequação orçamentária, fizemos ajustes... e com um corte desse tamanho, a gente não consegue mais fazer nenhuma adequação. Isso agora entra para as atividades finalísticas. E a gente não pode, então, nesse momento de tanta incerteza, ficarmos numa posição neutra. A gente mantém o diálogo com o Ministério da Educação, porém, é o momento de todos nós, enquanto servidores, enquanto alunos, que querem o bem dessa instituição, porque sabem da importância dela para a sociedade, é mostrarmos a importância dessa instituição à população. Independente de partido, porque essa instituição não é partidária. Ela não é de um partido... ela é do povo brasileiro, é da nação brasileira. E aí afeta todos nós. O que nós estamos aqui defendendo um projeto de estado da instituição.”

Após o discurso, o reitor leu a Nota Oficial do Conif sobre o bloqueio de orçamento e, ao final, pediu uma salva de palmas parabenizando a luta de todos os servidores.

Confira como se deu a ação em alguns campi do IF Sudeste MG:

Matérias relacionadas: