Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 10 > Através de parceria, IF Sudeste MG recebe alunos e professores franceses
conteúdo

Geral

Através de parceria, IF Sudeste MG recebe alunos e professores franceses

Estudantes e Professores passarão uma semana no Campus Rio Pomba para desenvolverem atividades de preparação para o VI Fórum Ciência e Sociedade.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: grupo de franceses posa durante visita à Reitoria.

#Pratodosverem: grupo de franceses posa durante visita à Reitoria.

No último dia 14, o IF Sudeste MG recebeu 17 franceses, provenientes de dois Liceus Agrícolas daquele país: do Liceu Agrícola de L'Oise, no norte da França, e do Liceu Agrícola de Brive, no sudoeste. A iniciativa é uma parceria entre o IF Sudeste MG e o Ministério da Agricultura da França. 

Os estudantes e os professores passarão uma semana no campus Rio Pomba para desenvolverem atividades de preparação para o VI Fórum Ciência e Sociedade, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, em Goiás. Além da comitiva francesa, comitivas dos campi Rio Pomba e Muriaé também irão ao Fórum.  

A programação em Rio Pomba inclui visitas técnicas aos Departamentos da Unidade bem como oficinas e atividades de integração com os alunos brasileiros que também participarão do evento em Goiás. Além disso, o intercâmbio pretende propiciar a troca de experiências culturais sobre as culturas agrícolas das escolas francesas e do IF Sudeste MG. 

Segundo a Profª. Dorothée Plet, uma das integrantes do Liceu de L'Oise, "estar no Brasil e, especificamente, no IF Sudeste MG, é uma experiência única para poder aprender a respeito dos papéis, social e político, das culturas paisagistas do Campus e da região". Na mesma toada, Marine Bertin, aluna do curso de Gerenciamento de Culturas Paisagísticas do Liceu de Brive, destaca a importância da viagem: "Estou muito entusiasmada com a acolhida oferecida pelo IF Sudeste MG e pela possibilidade de estar na América do Sul pela primeira vez e conhecer a diversidade cultural do Brasil e de Rio Pomba", comemora ela.  

Os alunos Wendy Richez e Timothée Richez, do Liceu de L'Oise, chegaram dias antes e passarão 6 meses no Campus Rio Pomba desenvolvendo projetos de extensão, através do programa Serviço Cívico. Iniciativa por meio da qual o Ministério da Agricultura da França oferece bolsas para que alunos franceses e estrangeiros desenvolvam projetos de extensão no território francês ou em comunidades internacionais, geralmente, relacionados a temas como sustentabilidade , política e relações comunitárias.  

“O IF Sudeste MG pretende fortalecer e expandir suas parcerias com a França por meio de planejamento e de execução conjuntos de oportunidades para que mais alunos e professores franceses sejam acolhidos em nossa instituição e para que mais estudantes e docentes brasileiros viagem à França com o intuito de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, facilitando, desta forma, o desenvolvimento de redes de cooperação internacional entre as duas nações”, afirma Daniel Augusto de Oliveira, Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do Instituto.

 

registrado em: , ,