Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > C1 e C2: Comissões do Projeto Reencontro trabalham pela segurança de todos
conteúdo

Pesquisa

C1 e C2: Comissões do Projeto Reencontro trabalham pela segurança de todos

É pensando na segurança de todos, que a C1 e a C2 vêm estudando, discutindo, planejando e executando mudanças nos ambientes e nas rotinas do IF Sudeste MG.
publicado: 13/11/2020 09h40, última modificação: 13/11/2020 09h40
#Pratodosverem: Imagem com fundo azul claro e textura semelhante à uma parede de tijolos. No canto superior direito, há um desenho com fundo branco e a frase "Apenas com qualidade e segurança voltaremos. Antes disso, a certeza é que planejaremos". No canto inferior esquerdo, há a logo do Projeto Reencontro.

#Pratodosverem: Imagem com fundo azul claro e textura semelhante à uma parede de tijolos. No canto superior direito, há um desenho com fundo branco e a frase "Apenas com qualidade e segurança voltaremos. Antes disso, a certeza é que planejaremos". No canto inferior esquerdo, há a logo do Projeto Reencontro.

“Apenas com segurança e qualidade voltaremos, antes disso a certeza é que planejaremos”. É com esse lema que as dez comissões do Projeto Reencontro vêm trabalhando desde julho. E é pensando na segurança de todos, que a C1 e a C2 vêm estudando, discutindo, planejando e executando mudanças nos ambientes e nas rotinas do IF Sudeste MG.

A maioria dos servidores do instituto está em home office desde março, porém, há algumas atividades que precisam ser desempenhadas de forma presencial. Para que isso seja possível, sem, no entanto, colocar em risco a saúde dos servidores, muita coisa precisou ser adaptada. Hoje, o IF Sudeste MG já tem protocolos de segurança e as duas comissões trabalharam arduamente para isso. A seguir, contamos mais sobre o trabalho dessas comissões.

C1: trabalhando por ambientes seguros

A C1, Comissão de adequações no ambiente dos campi e Reitoria, foi criada para trabalhar todas as adequações necessárias no ambiente institucional e ações de biossegurança e contingência que a vivência nos campi e na Reitoria requer. Para isso, é preciso organizar os trabalhos, o que significa: reordenar móveis; calcular a densidade de pessoas por área; instalar equipamentos de álcool em gel e lavatórios; estabelecer normas de descarte adequado de resíduos infectantes; organizar o funcionamento dos setores de saúde, biblioteca, protocolo, laboratórios, alojamentos e refeitórios; orientar e organizar a compra de materiais e equipamentos para higienização e proteção; entre outros.

Com a intenção de reunir todas essas informações, a C1 criou um e-book , que contou com a participação da C10, comissão responsável pela produção de material educativo sobre o projeto. O intuito é tornar mais claras, objetivas, acessíveis e didáticas as informações sobre os novos protocolos de segurança. As medidas de prevenção dividem-se entre medidas gerais e específicas, ou seja, aquelas que devem ser adotadas em todos os espaços da instituição e outras que dependem das particularidades de cada ambiente. Além disso, foi descrito um protocolo com instruções de instalação dos equipamentos necessários e descarte de materiais infectantes.

No momento, a C1, em conjunto com a C2, está trabalhando para a realização de um pregão eletrônico a fim de adquirir  EPIs e materiais de limpeza e higienização para a prevenção ao coronavírus. O processo licitatório será encaminhado à Procuradoria Jurídica do instituto.

Paralelamente a isso, a C1, juntamente com a C3 e a C4, está trabalhando na formatação de um treinamento para servidores que atuam nas bibliotecas. Marcelo José Milagres de Almeida, presidente da comissão, destaca a importância de tal treinamento: “O treinamento para servidores que atuam nas bibliotecas é fundamental, pois precisamos refletir com cuidado sobre toda e qualquer ação e colocar em prática o que prega o slogan do Projeto Reencontro, que nesse momento é o balizador institucional: Apenas com segurança e qualidade voltaremos. Antes disso, a certeza é que planejaremos”.

Tarefa importante e difícil 

A tarefa de traçar diretrizes para que os ambientes de trabalho do IF Sudeste MG sejam seguros é tão importante, quanto difícil, e precisou de esforços conjuntos para ser realizada:

A responsabilidade da comissão foi muito grande, e apesar da tarefa ter sido desafiadora, contamos com diretores, docentes, técnicos-administrativos em educação e discentes de todo o IF Sudeste MG, que contribuíram de forma significativa para a construção do documento com as orientações sobre as adequações no ambiente dos campi e da Reitoria”, relata Marcelo.

É importante destacar que o trabalho da C1 está sendo desenvolvido com base nos protocolos divulgados pelo Ministério da Saúde e em documentos produzidos por outros institutos federais e instituições de ensino, sempre buscando adequar as medidas de prevenção às peculiaridades de cada unidade que compõe o IF Sudeste MG. Os esforços não se resumem a planejamento e organização, mas incluem integração com outras equipes que trabalham em prol de um reencontro presencial. Elaboração de orientações para adaptação à nova rotina e, ainda, avaliação de impactos orçamentários e financeiros também não poderiam ficar de fora dos planos.

C2: trabalho presencial só com segurança

A Comissão de novas rotinas nos campi e na Reitoria, C2, é responsável por avaliar e definir cuidados para garantir a segurança dos servidores que precisam realizar atividades presenciais. Dentre esses cuidados estão a higienização da infraestrutura, a priorização de trabalhos individuais e o fornecimento de EPI (diretrizes e necessidade de fortalecimento das equipes terceirizadas de limpeza). Além disso, à C2 compete reavaliar e reorganizar a força de trabalho terceirizada e estabelecer procedimentos para transportes e viagens (cuidados com o distanciamento no embarque e desembarque, disponibilização de álcool em gel nos veículos, utilização de assentos intercalados nos veículos coletivos, configuração do ar condicionado).

A Comissão lançou recentemente um e-book com os procedimentos para um nova rotina presencial. O e-book surgiu a partir de um documento também produzido pela C2, que apresentava orientações gerais para gestores. Foi numa reunião do Projeto Reencontro que a transformação deste documento num e-book foi sugerida, ampliando a destinação das informações, conta Cláudio Rodrigues, presidente da comissão. Para tanto, a C2 contou com trabalhos de diagramação e arte realizados pela equipe de comunicação do IF Sudeste MG, o que, segundo ele, “valorizou demais o documento”. A comissão trabalha agora na divulgação do e-book, principalmente para as equipes de administração dos campi, uma vez que existem orientações específicas de algumas áreas de atuação, como os setores de contratos e transportes.

De acordo com o presidente, a expectativa é que o e-book possa auxiliar não apenas a comunidade interna do IF Sudeste MG, como também prestadores de serviço que, eventualmente, necessitarem comparecer às unidades, servindo como “instrumento norteador para a tomada de decisões” e evidenciando, por exemplo, as adequações que se fazem necessárias em determinados contratos, a partir da nova realidade que se apresenta.

Para toda a comunidade do IF Sudeste MG

A equipe trabalhou de forma bastante objetiva na fase de elaboração do documento e também da lista de itens que foi, em conjunto com os itens da comissão C1, encaminhado para a licitação. Diante dos desafios impostos à comissão, entendo que o trabalho foi bem executado por todos os membros, gerando um documento bastante rico e que será de grande utilidade para toda a comunidade do IF Sudeste MG. Enfrentamos desafios pessoais e profissionais para realizar nosso trabalho, o maior deles foi aprender a lidar com a nova situação de home office, conciliando as atividades da comissão com as atividades do dia a dia profissional, professor e diretor de administração, e pessoal, pai de dois filhos. Realidade esta a de praticamente todos nós da comissão C2 e do IF Sudeste MG”, avalia Cláudio.

Você pode baixar e ler os e-books no site do Projeto Reencontro. Lá você também pode saber mais sobre o trabalho de outras comissões e de tudo o que está acontecendo no Projeto.

E-book C1: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-1/ebook-comissao-c1_alt_biblio-final__i_a2b-1.pdf/view

E-book C2: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-2/ebook-c2.pdf/view