Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Julho > Garantir que todos os estudantes tenham acesso ao ensino remoto é objetivo da C9

A Comissão de Conectividade e acesso à internet dos estudantes estuda meios para promover a participação de todos nesta nova forma de ensino.
#Pratodosverem: imagem traz pontos interligados, representando a conectividade. Em cada ponto há um ícone e este simboliza uma pessoa.

Diante do isolamento social que a pandemia de Covid-19 nos impõe, o IF Sudeste MG está elaborando uma proposta de ensino remoto emergencial. Neste contexto, a C9, Comissão de Conectividade e acesso à internet dos estudantes, é a comissão do Projeto Reencontro que tem o objetivo de estudar meios para promover a participação de todos nesta nova forma de ensino. “A C9 tem caráter técnico, porém, procuramos manter sempre um olhar social para os desafios que precisamos enfrentar. Nosso trabalho será valioso para minimizar as dificuldades que nossos estudantes terão para participar do ensino remoto”, é o que garante Leandro de Carvalho Rodrigues, presidente da comissão.

Trabalhos

Neste momento, a C9 está finalizando um amplo diagnóstico. Os dados já apurados vêm contribuindo para subsidiar a tomada de decisões, dos gestores e da comunidade, sobre os investimentos e as ações necessárias para colocar o ensino remoto em prática. A partir dos dados já repassados, comissões do Reencontro estão elaborando ou melhorando suas ações.

Frentes

A Comissão de Conectividade e acesso à internet dos estudantes norteia seus trabalhos pelas seguintes frentes: Levantamento quanto às tecnologias e recursos que serão utilizados no ensino remoto; estudos para definir qual tipo de conexão à internet e quais dispositivos os estudantes irão precisar para o acompanhamento das atividades; testes de capacidade nos sistemas e rede institucionais conforme o volume de acessos; e levantamento de equipamentos pertencentes aos campi e que poderão dar apoio aos estudantes.

Desafios

O Presidente da C9 acredita que o grande desafio da Comissão seja encontrar o equilíbrio entre as tecnologias a serem empregadas no ensino remoto e os recursos que os alunos têm em casa ou que o Instituto possa oferecer para garantir que todos tenham condições de acompanhar as atividades. "As diversas realidades sociais dos estudantes tornam imprescindível que ações e programas de apoio sejam implementados", explica Leandro.

Acompanhe os trabalhos da Comissão de Conectividade e acesso à internet dos estudantes e das outras 9 comissões no site do Projeto Reencontro.