Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > Candidatos têm três formas de ingressar em cursos de graduação do IF Sudeste MG

Candidatos têm três formas de ingressar em cursos de graduação do IF Sudeste MG

Seleção de alunos para os cursos de graduação do IF Sudeste MG mudou este ano. Agora os candidatos têm três chances de ingressar na instituição.

A seleção dos alunos para os cursos de graduação do IF Sudeste MG mudou este ano. Agora os candidatos têm três chances de ingressar em nossa instituição: Processo Seletivo - Provas, Processo Seletivo – Enem e Sisu. Vale ressaltar que a inscrição em uma das modalidades não impede o cadastro nas demais.

O IF Sudeste MG decidiu dividir as vagas totais entre as três formas de ingresso: 40% das vagas foram destinadas aos estudantes selecionados pelo Processo Seletivo – Provas, 30% para o Processo Seletivo - Enem e 30% para o Sisu. Assim, usando como exemplo o curso de Direito (Campus Rio Pomba): do total de 40 vagas, 16 são para vestibular, 12 para Enem e 12 para Sisu. (Veja outras opções de cursos nos editais 8 e 9/ 2019).

O candidato tem a oportunidade de concorrer a todas as vagas desde que se inscreva nas três modalidades.

Processo Seletivo - Provas

Para participar do Processo Seletivo – Provas, ele deve acessar a página copese.ifsudestemg.edu.br e acessar o link “Inscrições / Área do candidato” à esquerda da página. Em seguida, deverá criar uma conta no sistema, registrando número de CPF, de carteira de identidade e conta de e-mail. Em seguida, fará a inscrição, escolhendo a modalidade “Graduação – Provas” e preenchendo com seus dados pessoais, nome do campus, curso e grupo de concorrência. Ao final, deverá gerar a Guia de Recolhimento da União com o valor de R$ 50. A inscrição só será efetivada após o pagamento. Aqueles que tiveram seus pedidos de isenção da taxa de inscrição deferidos deverão gerar o boleto com o valor R$ 0 para confirmação do cadastro.

Os candidatos desta modalidade farão a prova de vestibular no dia 16 de junho. Eles resolverão 45 questões objetivas divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia e História, além de escreverem uma redação.

Processo Seletivo - Enem

Quem quiser concorrer na segunda modalidade deve proceder da mesma forma com o cadastro do sistema (caso ainda não tenha feito). No momento da inscrição, optará por “Graduação – Enem”, preenchendo os demais campos do formulário da mesma forma. Também é preciso gerar o boleto e efetuar o pagamento para confirmar a inscrição. A concessão da isenção é válida para esta forma de ingresso também.

Nesta modalidade, o sistema buscará a nota do candidato que tenha feito a prova do Enem nos últimos três anos. Para aqueles que fizeram mais de uma prova, será escolhida a maior nota. O sistema fará a classificação final entre os inscritos.

Sisu

Já pelo Sisu, o candidato deverá se inscrever no sistema nacional disponibilizado no site do MEC em data divulgada posteriormente. O Ministério fará a distribuição das vagas de acordo com a nota do Enem do candidato que fizer a opção pelo curso do IF Sudeste MG.

Adaptado de: Assessoria de Comunicação
Campus Rio Pomba