Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Fevereiro > Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos recebe visita da CONEP
conteúdo

Geral

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos recebe visita da CONEP

No dia 19 de fevereiro o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IF Sudeste MG recebeu visita da equipe da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

No dia 19 de fevereiro de 2020 o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IF Sudeste MG recebeu a visita da equipe da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A visita ocorreu no âmbito do Programa de Qualificação dos CEPs, uma iniciativa da Conep/CNS e do Ministério da Saúde, com parceria do PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento), que tem como objetivo padronizar e fortalecer o trabalho realizado pelos Comitês em suas instituições. Para isso, foram realizadas visitas às instalações do CEP IF Sudeste, certificação das documentações, reuniões com a coordenação do CEP, com o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e com os membros do Comitê.

Na ocasião, foi confirmado o padrão de excelência adotado nos trabalhos do Comitê e apresentados alguns indicadores, como a emissão de 83% dos pareceres liberados no último ano dentro do prazo de até 40 dias, conforme exigido nas normas nacionais. Também foi destaque o reconhecimento da carga horária específica destinada aos trabalhos do CEP, o que legitima as atividades de seus membros e representa um incentivo à participação no Comitê.

Ao final das atividades, foi elaborado em conjunto entre o CEP e as consultoras da CONEP um plano de melhorias com ações de curto, médio e longo prazo, que incluem iniciativas como a realização de encontros entre os CEPs de Juiz de Fora, a inclusão de novos representantes de participantes de pesquisa e a participação do CEP nas comissões de ensino, pesquisa e extensão do IF.

Participaram das atividades Maria Rita Garbi Novaes e Cândida Emília Borges Lemos representando a CONEP; as professoras Cíntia Marcellos e Fabianne Pimentel, coordenadora e vice-coordenadora do CEP, respectivamente; Ana Boaretto, secretária; Paulo Chaves, representante dos participantes em pesquisa; e os professores membros do Comitê Débora Ferreira, Fabiana Martins, Gheysa Gama, Gilma Gonçalves, Giovana Assumpção, Graziany Dias, Lucas Magno e Suzana Rodrigues.