Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Julho > Comunicação do IF Sudeste MG dá início a nova fase com Projeto Reencontro
conteúdo

Geral

Comunicação do IF Sudeste MG dá início a nova fase com Projeto Reencontro

Além do enfrentamento da Covid-19, série de publicações informará à comunidade sobre as novidades do Projeto Reencontro.

“No novo tempo, apesar dos castigos. Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos...”. Este trecho da música “Novo Tempo”, do cantor Ivan Lins, retrata bem os sentimentos e as ações do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais após mais de 100 dias de publicação da Portaria n˚216 do dia 16 de março, que instituiu a suspensão das atividades presenciais nos campi e na Reitoria como medida para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Apesar das atividades presenciais estarem suspensas, de lá para cá, o IF Sudeste MG continuou em atividade em seus 10 campi. As pró-reitorias, a Reitoria, os diretores-gerais e sistêmicos das unidades, os técnicos administrativos e docentes vêm trabalhando para garantir que, ainda que a distância, possamos manter uma educação pública, inclusiva e de qualidade.

Editais de Benefício Emergencial para estudantes de baixa renda foram publicados em todos os campi, bem como bolsas de extensão foram ofertadas para alunos de diversas modalidades, em diversas áreas, por meio do Edital 06/2020 PIAEX da Pró-Reitoria de Extensão. Este edital tem hoje 50 ações desenvolvidas, 455 servidores e alunos envolvidos, e uma população média de 590 mil pessoas beneficiadas. (vide Painel de Ações)

Em tempos de pandemia e de isolamento social, a Comunicação tem sido uma ferramenta essencial para manter conectados servidores, terceirizados, alunos, pais e a comunidade externa em geral. Por meio de um plano de ação desenvolvido pelo Comitê de Comunicação e Marketing, em parceria com os profissionais de jornalismo, técnicos em audiovisual e designers da Reitoria e dos campi, com apoio da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, o IF Sudeste MG vem realizando a publicação diária de informações nas páginas oficiais das redes sociais e nos sites da Reitoria e dos campi.

Por 17 semanas, a Comunicação do IF Sudeste MG levou até seu público informação a respeito da Covid-19. Desde matérias com informações técnicas, como a editoria “Fala quem entende”, que entrevistou especialistas de todos os campi sobre diversos assuntos, a memes leves e descontraídos, para humanizar o isolamento e aproximar as pessoas. Afinal, nada mais agregador que um sorriso.  

Foram cerca de 120 publicações nas redes sociais, entre vídeos, imagens, reflexões, checagens de fatos e comunicados da instituição, além de campanhas nacionais como as do Conif (O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Destacamos também a atuação da assessoria de imprensa, que  por meio de mídia espontânea, ou seja, sem qualquer custo para instituição, conseguiu 110 inserções nos veículos de comunicação locais e regionais, entre entrevistas à TV, matérias em sites, rádios e jornais, num período de 112 dias, fazendo com que o nome "IF Sudeste MG" fosse divulgado diariamente.

A partir desta semana, a Comunicação dará início a uma nova fase. A instituição continuará publicando as informações atualizadas sobre a pandemia e sobre os projetos de extensão do IF Sudeste MG no enfrentamento ao novo coronavírus. Mas, a partir de agora, o projeto Reencontro; que planeja como, quando e em que condições a Instituição retornará às atividades presenciais; também será foco das divulgações.

COMUNICAÇÃO PARA UM NOVO TEMPO: TEMPO DE REENCONTRO

“Estratégias de Comunicação” é um dos três grandes eixos do novo Projeto Reencontro, além de "Atividades presenciais durante a pandemia e "Atividades online durante a pandemia". O Projeto todo está dividido em 10 comissões.

“Desde que teve início a pandemia do Coronavírus, jornalistas, técnicos em audiovisual e colaboradores da área de comunicação têm trabalhado incessantemente para que a comunidade acadêmica esteja sempre bem informada. Agora, todos nós iremos nos dedicar para que a nossa comunidade possa participar coletivamente do Projeto Reencontro e acompanhe os desdobramentos do mesmo”, explica Bianca Alvim, presidente da Subcomissão 10, que se refere às estratégias de comunicação.

Segundo o plano apresentado no dia 15 de junho, o projeto “Reencontro” tem por objetivo construir uma proposta coletiva, com a participação dos dirigentes, cargos e funções estratégicos, representantes docentes, técnicos administrativos em educação (TAEs) e estudantes do IF Sudeste MG, de gestão integrada e compartilhada no estabelecimento de prioridades, considerando o atual cenário epidemiológico, no planejamento de ações de biossegurança e de contingências a ser executado nos campi e na Reitoria.