Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Setembro > Comunicado do IF Sudeste MG sobre funcionamento do SIGAA

Comunicado do IF Sudeste MG sobre funcionamento do SIGAA

Esclarecimentos à comunidade acadêmica do IF Sudeste sobre funcionamento do Sistema Acadêmico (SIGAA) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

O IF Sudeste MG, em virtude da retomada das atividades acadêmicas de forma remota, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), passou por problemas de instabilidade no Sistema Integrado da Gestão - Sistema Acadêmico (SIG-SIGAA) neste início de semana e, por meio deste comunicado, esclarece a comunidade acadêmica que a equipe de Tecnologia da Informação, em articulação com os campi, está acompanhando continuamente a evolução da situação e atuando com prioridade máxima na busca de soluções e alternativas que promovam o acesso e uso adequado do mencionado Sistema Acadêmico.

Cumpre destacar, nesse sentido, que, diante da suspensão das atividades presenciais, por tempo indeterminado, estabeleceu-se na instituição o “Projeto Reencontro”, que é um instrumento de gestão pelo qual os dirigentes, discentes e servidores da Reitoria e dos campi vêm estudando um retorno das atividades acadêmicas e administrativas, de forma segura e com qualidade, considerando o atual cenário de pandemia.

No âmbito do Projeto Reencontro, foi instituída a “Comissão de Conectividade e Acesso à Internet dos Estudantes - (C9)”, com o propósito de discutir as seguintes temáticas: “conectividade e acesso à internet dos estudantes, avaliação da infraestrutura de tecnologia da informação e possíveis alternativas para execução das atividades operacionais”. Assim, percebe-se que a preparação para suporte às atividades do ERE foi realizada, inclusive com a execução de testes de desempenho de infraestrutura, os quais apresentaram respostas satisfatórias para utilização do SIG (conforme condições de teste preestabelecidas). No entanto, mesmo assim problemas técnicos e inesperados ocorreram.

Diante do exposto, a Administração do IF Sudeste MG lamenta o transtorno causado e, ao mesmo tempo, em total e irrestrito apoio à Diretoria de Tecnologia da Informação e aos profissionais da área de Tecnologia da Informação da instituição, comunica que os esforços necessários para restabelecimento, no menor intervalo de tempo possível, dos requisitos de usabilidade do SIGAA estão sendo devidamente empregados em favor dos estudantes e da promoção da educação pública, gratuita e de qualidade, mesmo durante esse atual cenário de tamanha excepcionalidade para a sociedade.

Confira o comunicado.