Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Março > Congresso Brasileiro de Extensão Universitária recebe trabalhos e propostas de atividades

Submissão de resumos vai até 15 de março; evento é considerado maior encontro de extensão universitária do país

Interessados de todo o país em apresentar à sociedade suas experiências no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) podem se inscrever pelo site oficial do evento. O congresso acontecerá de 15 a 17 de julho, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte (MG), e terá como tema Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos.

É necessária a inscrição prévia para qualquer forma de participação. Os interessados em apresentar trabalhos nas redes de conversa, submeter propostas para oficinas, lançamento e/ou exposição de produtos de extensão universitária e feiras de economia solidária e/ou agroecológica devem enviar suas propostas até 15 de março.

Os interessados em atuar como avaliadores de resumos dos trabalhos e das propostas de oficinas devem manifestar interesse até 8 de março. Aqueles que queiram atuar como mediadores das redes de conversa têm até 15 de abril para se inscrever.

O evento reunirá em Belo Horizonte pesquisadores, estudantes, professores, profissionais, representantes de movimentos sociais e público em geral para discutir os desafios e os rumos da extensão universitária no Brasil. As atividades acontecerão na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Centros de Atividades Didáticas (CAD I e CAD3), Escola de Engenharia, entre outros espaços do campus da UFMG.

Articulação com a sociedade

O 9º Cbeu – considerado o maior evento de extensão universitária do país – visa ser um espaço para ações em rede que levem em conta, além dos direitos humanos, o debate de temas emergentes da sociedade brasileira, numa proposta de construção conjunta com diversos grupos sociais. Nessa perspectiva, movimentos sociais e entidades universitárias e civis que queiram propor eventos – reuniões, encontros, fóruns – devem manifestar interesse até o dia 15 de abril.

O evento vai contar também com inúmeras mesas-redondas temáticas que vão debater questões sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e melhorias nas interações universidade e sociedade. Além disso, a programação vai contar com a realização do 47º Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (Forproex), mostra audiovisual de direitos humanos e atrações artísticas e culturais que estarão, em 2020, vinculadas ao Festival de Inverno da UFMG.

Outra proposta do congresso é debater o atual contexto de restrições orçamentárias enfrentado pelas instituições federais de ensino, bem como os avanços da Resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), para a consolidação da cultura extensionista no país.

O evento é realizado a cada dois anos por universidades de diversas regiões do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte, e reuniu, segundo os organizadores, cerca de nove mil pessoas nos três dias.

Rede de instituições

A UFMG e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) – por meio das respectivas Pró-reitorias de Extensão  – coordenam os trabalhos de organização.
Pela primeira vez, o congresso conta com a apoio de uma rede de instituições.
O evento conta com o apoio da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal  de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal  de Lavras (Ufla), Universidade Federal  de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal  de Uberlândia (UFU), Universidade Federal  dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Integram também a rede a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), bem como o Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).
Mais informações sobre o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária estão disponíveis em: https://www.ufmg.br/cbeu/.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos contatos: cbeu2020@ufmg.br | (31) 3409-3215.