Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Dezembro > CONSU aprova a Política de Inovação do IF Sudeste MG

CONSU aprova a Política de Inovação do IF Sudeste MG

A Política de Inovação foi elaborada por um Grupo de Trabalho que conta com a representação de todos os campi, Reitoria e de discentes.

No dia 10 de dezembro, o CONSU aprovou a Política de Inovação do IF Sudeste MG, conforme a Resolução CONSU nº 60/2020, 15/12/2020. O Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, criado pela Lei nº 13.243/2016, prevê que as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação de direito público deverão instituir sua Política de Inovação, dispondo sobre a organização e a gestão dos processos que orientam a transferência de tecnologia e a geração de inovação no ambiente produtivo, em consonância com as prioridades da política nacional de ciência, tecnologia e inovação e com a política industrial e tecnológica nacional.

A Política de Inovação do IF Sudeste MG foi elaborada pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria-R Nº 587/2019, com a representação de todos os campi, Reitoria e de discentes. Também foi apreciada e aprovada pelo Comitê de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Colégio de Dirigentes, Conselho Superior, Conselho de Administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Procuradoria Jurídica, além de ter passado pelo processo de Consulta Pública.

Os objetivos da Política alinham-se às finalidades, características e objetivos dos Institutos Federais. Além disso, a Política traça as diretrizes para o IF Sudeste MG estimular a construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação e fazer alianças estratégicas para inovação e a participação no processo de inovação com empresas e instituições públicas e privadas. Para isto, conta com o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NITTEC, que é o órgão encarregado de gerir e acompanhar as ações de inovação.

"A aprovação do documento é uma conquista não só para o IF Sudeste MG, mas também para a sociedade, na medida em que incentiva e regulamenta ações de parceria para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, de apoio ao empreendedorismo inovador e de gestão da propriedade intelectual. Por isso, a regulamentação coloca o IF como um importante ator no ecossistema de inovação", avalia a Diretora de Inovação do Instituto, Flávia Ruback