Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Julho > Reaberta a consulta pública de revisão do Projeto Pedagógico Institucional
conteúdo

Destaque

Reaberta a consulta pública de revisão do Projeto Pedagógico Institucional

A consulta pública para o recebimento de contribuições para a revisão do atual PPI do IF Sudeste MG vai de 29 de setembro a 11 de outubro.
#Pratodosverem: Imagem traz um livro vermelho com o nome "Projeto Pedagógico Institucional" e sete pessoas, entre homens e mulheres, de diferentes biotipos, com balões e gestos simbolizando uma conversa ou reunião. No canto esquerdo, há a logo do PDI.

#Pratodosverem: Imagem traz um livro vermelho com o nome "Projeto Pedagógico Institucional" e sete pessoas, entre homens e mulheres, de diferentes biotipos, com balões e gestos simbolizando uma conversa ou reunião. No canto esquerdo, há a logo do PDI.

Buscando ampliar a participação da comunidade, a comissão temática de “Ensino, Pesquisa e Extensão" informa que está reaberta a consulta pública para recebimento de contribuições que auxiliarão no processo de revisão do atual Projeto Pedagógico Institucional – PPI do IF Sudeste MG. A consulta começa hoje, 29 de setembro, e vai até 11 de outubro.

O Projeto Pedagógico Institucional apresenta as estratégias educacionais balizadoras do ensino, extensão, pesquisa, internacionalização, inovação, acessibilidade e da inclusão na instituição. Conforme legislação vigente, o PPI é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

No IF Sudeste MG, de acordo com disposições regimentais, o PPI também fornecerá as diretrizes para a construção dos projetos pedagógicos das unidades da instituição.

O projeto pedagógico tem sua sustentação descrita na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e também nos Decretos Presidenciais nº 5.154, de 23 de julho de 2004 (regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394/1996), e nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017 (exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino).

Como participar

A reabertura da consulta pública permite que os membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral contribuam para a construção coletiva dos documentos norteadores da instituição, promovendo a gestão democrática e a transparência.

Para participar, o interessado deve acessar a página da consulta pública e preencher o formulário disponível aqui. A comissão temática "Ensino, Pesquisa e Extensão" espera a contribuição de toda a comunidade!

_______________________________________________________________________________________________________

Consulta pública para contribuições ao processo de revisão do PPI está aberta

Está aberta a consulta pública para recebimento de contribuições que subsidiarão o processo de revisão do atual Projeto Pedagógico Institucional – PPI do IF Sudeste MG, conduzido por uma das comissões temáticas responsáveis pela construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021/2025. A Consulta Pública começa hoje, 28 de julho, e vai até 16 de agosto.

A comissão "Ensino, Pesquisa e Extensão", além das contribuições recebidas das comissões de apoio de cada Campus e da subcomissão temática PPI/POCV, entende que a consulta pública é fundamental para ampliar o diálogo e ouvir servidores, alunos e comunidade externa, que poderão enviar propostas que serão analisadas pela comissão responsável. 

As atividades para revisão do PPI foram iniciadas no segundo semestre de 2019 e são realizadas por meio de um trabalho colaborativo com representantes da Reitoria, campi e campi avançados (comissão designada pela Portaria-R nº 980, de 22 de setembro de 2019 – atualizada pela Portaria nº 463, de 17 de julho de 2020).

A atualização do Projeto Pedagógico Institucional é parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, vigência 2021/2025.

O que é o PPI?

O Projeto Pedagógico Institucional é um instrumento norteador das políticas e práticas de ensino, extensão, pesquisa, internacionalização, inovação, acessibilidade e inclusão a serem desenvolvidas no âmbito institucional, observada a legislação pertinente. 

O projeto pedagógico tem sua sustentação descrita na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e também nos Decretos Presidenciais nº 5.154, de 23 de julho de 2004 (regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394/1996) e nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017 (exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino).

O processo de consulta pública

O processo de consulta pública tem por objetivo a construção coletiva dos documentos norteadores da instituição, favorecendo a gestão democrática e a transparência. Após o recebimento das contribuições, a comissão realizará as adequações necessárias e a minuta revisada será disponibilizada para nova apreciação juntamente com o texto completo do PDI, 2021/2025, conforme cronograma de construção do plano.

Como participar?

Para participar, o interessado deve acessar a página da consulta pública e preencher o formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVFLePHZN6bGhxnZAeQIjf9nKyny8sV-Pe6dt4SO5zRaap8Q/viewform . A comissão temática "Ensino, Pesquisa e Extensão" e o IF Sudeste MG contam com a sua colaboração.