Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > janeiro > Com inscrições abertas, Processo Seletivo oferece vagas em diferentes cursos. Saiba mais!

Até o dia 21 de fevereiro, os interessados podem se inscrever no Processo Seletivo para o primeiro semestre letivo de 2021. São mais de 3 mil vagas!

Até o dia 21 de fevereiro, os interessados podem se inscrever no Processo Seletivo para o primeiro semestre letivo de 2021 do IF Sudeste MG. Como a pandemia de coronavírus nos impõe o isolamento social e trouxe sérios impactos financeiros, as inscrições estão sendo feitas pela internet, de forma gratuita e não haverá provas presenciais. Para se inscrever, é necessário acessar o site da Copese, http://copese.ifsudestemg.edu.br, e clicar em ÁREA DO CANDIDATO. É obrigatório que o candidato tenha CPF ou protocolo provisório; documento de identificação com foto: RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte; e e-mail.

As 3.241 vagas estão distribuídas entre cursos técnicos, pós-técnico, de graduação e de pós-graduação: 2.092 vagas para cursos técnicos; nas modalidades integrado, concomitante e/ou subsequente; nos campi Barbacena, Avançado Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Avançado Ubá. Para cursos de graduação, há 993 vagas nos campi Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Para o curso pós-técnico, são 25 vagas no Campus São João del-Rei. Há ainda 131 vagas para os cursos de pós-graduação, nos campi Barbacena, Manhuaçu, Rio Pomba e São João del-Rei.

Modalidades diferentes para perfis diferentes

O IF Sudeste MG oferece cursos de modalidades distintas. O que todos têm em comum é que são gratuitos e de qualidade. Que tal saber um pouco mais sobre os tipos de curso que você pode fazer no Instituto?

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos capacitam o aluno, com conhecimentos teóricos e práticos, de forma mais focada e rápida, para atuar no setor produtivo. O objetivo é formar profissionais para o mercado de trabalho, sem deixar de lado uma formação mais ampla, permitindo ao aluno prosseguir nos cursos superiores. Os cursos técnicos estão subdivididos nas seguintes modalidades:

Integrado

Nesta modalidade, o aluno faz o Curso Técnico integrado ao Ensino Médio, ou seja, ao mesmo tempo, e ambos no IF Sudeste MG. Para ingressar, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou concluí-lo até a data da matrícula.

Concomitante

O aluno faz o Curso Técnico e o Ensino Médio também ao mesmo tempo, mas somente o curso técnico é feito no IF Sudeste MG. Assim, o aluno faz o Ensino Médio em outra instituição de ensino, e, consequentemente, estuda em dois turnos diferentes. Para ingressar, o candidato deve ter concluído, pelo menos, a primeira série do Ensino Médio ou concluí-la até a data da matrícula.

Subsequente

É o curso técnico voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Por isso, para ingressar nesta modalidade, o aluno deve ter este nível de escolaridade completo, ou completá-lo até a data da matrícula.

Graduação

Os cursos de graduação são cursos superiores que oferecem uma visão ampla de determinada área. Por isso, a formação demora mais do que a dos cursos técnicos. Ser graduado é necessário para exercer certas profissões regulamentadas, como as de Administrador, Engenheiro, Educador Físico, entre outras tantas. Para fazer um curso de graduação, é necessário já ter concluído o Ensino Médio.

Pós-graduação

Os cursos de pós-graduação buscam formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como no profissional. No IF Sudeste MG, são oferecidas especializações (pós-graduações lato sensu) e mestrados (pós-graduações stricto sensu). Para fazer pós-graduação é necessário já ter concluído um curso de graduação, além de atender as exigências do respectivo edital.

FIC

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada de profissionais têm por objetivo a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização em todos os níveis de ensino, nas áreas da Educação Profissional e Tecnológica. Dentre eles, está o curso pós-técnico, que pretende aperfeiçoar o profissional com formação técnica.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados no site da Copese. Saber o que acontece no Processo Seletivo é responsabilidade do candidato, portanto, leia o edital e fique atento ao site.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do email: copese@ifsudestemg.edu.br ou pelo Whatsapp (32) 98436-2305.