Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Outubro > Vamos comemorar uma data muito especial!?
conteúdo

Destaque

Vamos comemorar uma data muito especial!?

Para comemorar este Dia do Servidor, marcado por tantas mudanças, preparamos um presente especial para você, servidor do IF Sudeste MG!
#Pratodosverem: Imagem com fundo amarelo bem claro composto por logos do IF em branco, No meio, há a expressão "Dia do Servidor Público!", a logo do IF Sudeste MG está ao lado da última palavra; e uma servidora negra, com uma blusa vermelha, trabalhando em um note book. Vários papéis flutuam pela imagem.

#Pratodosverem: Imagem com fundo amarelo bem claro composto por logos do IF em branco, No meio, há a expressão "Dia do Servidor Público!", a logo do IF Sudeste MG está ao lado da última palavra; e uma servidora negra, com uma blusa vermelha, trabalhando em um note book. Vários papéis flutuam pela imagem.

Segundo o dicionário, servidor é aquele que serve a alguém ou a uma instituição. E no dia 28 de outubro é dia do servidor. O IF Sudeste MG parabeniza a todos aqueles que servem ao Instituto e lutam com ele em prol dos estudantes e da sociedade em geral. Desde 17 de março, grande parte dos servidores do IF está se adaptando a uma nova forma de servir: o home office.

Num país marcado pela corrupção como o nosso, é comum ouvirmos “piadas” sobre os servidores públicos. Quem nunca ouviu dizer que servidor tem vida mansa? Ou que para passar em concurso público é preciso ter uma “ajudinha”? Pois é, aposto que você, servidor do IF Sudeste MG que está lendo esta matéria não vê graça nenhuma nessas piadas, e, mais do que isso, não vê fundamento nenhum nelas, não é mesmo?

Sabemos o quanto temos trabalhado para continuar a oferecer educação pública, gratuita e de qualidade. Sabemos o quanto temos trabalhado para manter a nossa comunidade informada. Sabemos o quanto todos vêm trabalhando para que o Ensino Remoto Emergencial pudesse se transformar em realidade no Instituto.

Estamos em home office, nossos deveres de servidores se somam, e, muitas vezes, atropelam os nossos deveres de mãe, pai, filho, homens e mulheres comuns. Muitas vezes, nosso horário de trabalho precisa ser estendido. Só nós, servidores, sabemos o quão difícil tem sido conciliar a nossa missão de servir a sociedade às nossas vidas pessoais. Nem sempre a gente consegue fazer tudo funcionar bem. Precisamos de apoio dos que dividem a vida conosco e dos colegas de trabalho, dos quais a internet nos permite ficar perto, mesmo que distantes. E aquela sensação de que algo ficou faltando, uma certa culpa, vez por outra insiste em aparecer. Só nós sabemos o tamanho de nossos esforços. Servidores, orgulhem-se do trabalho que vêm fazendo, pois o IF Sudeste MG se orgulha de você! Ah, quer saber quem mais tem orgulho de você, servidor?

Uma grande vencedora

"Eu sou marido da servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Izabel Cristina de Lima. É com muita alegria que venho dizer o quão importante é o trabalho exercido por ela nesta instituição. Sinto muito orgulho por ser marido de uma servidora pública, que tem uma missão muito importante na sociedade. Não está sendo fácil a adaptação da Izabel ao trabalho remoto neste tempo de pandemia. Temos duas crianças pequenas que exigem ainda muito mais atenção, devido à ansiedade gerada pela falta de ocupação. Mas, mesmo com a atenção dispensada às crianças e as dificuldades de adaptação ao trabalho remoto, eu posso dizer que a minha esposa é uma grande vencedora! Diante de todas as adversidades, ela vem conseguindo exercer as suas atribuições com responsabilidade e dedicação! Parabéns, Izabel! Você é uma servidora pública exemplar!". 

Dalberto Luiz Gomes

A importância dos servidores

"Sou ex-aluno do IF Sudeste MG e servidor efetivo da instituição desde 2009. Para mim, é um orgulho pessoal e profissional ser servidor público na instituição em que me formei. Quando aluno, não tinha a dimensão da importância dos servidores para o bom funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Hoje eu tenho e isso me faz admirar mais ainda a Instituição em que trabalho e os colegas. Destaco meu sogro, Antônio Ramon Lamas, que há mais de 20 anos é servidor da instituição e exerce a função de padeiro com muito zelo e profissionalismo".

Fagner José de Carvalho Lourenço

Turbilhão de desafios

"No meio de um turbilhão de desafios que estamos enfrentando com a pandemia, é difícil encontrar palavras para comemorar uma data tão especial como o Dia do Servidor Público, então, prefiro deixar que as palavras fluam através da emoção. Vou aproveitar esta oportunidade para expressar o meu orgulho, minha satisfação e minha alegria por você, filhão, ser um Servidor Público. Valeu o seu esforço, as horas e horas de estudo e sua alegria ao conseguir a tão sonhada aprovação, aliás, tão sonhada também por nós, sua família. Hoje nós nos orgulhamos pela sua dedicação e comprometimento em exercer sua função. Vimos como você se estruturou adequadamente para enfrentar o home office. Filhão, um grande e afetuoso abraço. Parabéns pelo Dia do Servidor Público!". 

Antônio Carlos Silva Costa,

pai do servidor Antônio Carlos Caires Costa.

Inspiração

"Minha mãe sempre foi muito dedicada aos seus objetivos. Desde muito nova me acostumei a vê-la estudando e correndo atrás de seus sonhos, e isso sempre foi incentivo para que eu e minha irmã fizéssemos o mesmo.
Neste contexto em que estamos vivendo, em que todos precisamos nos adaptar a uma nova realidade, ela se mostrou ainda mais dedicada ao seu trabalho e a nós, se desdobrando entre cuidar de seu ofício, das atividades em casa e também dos familiares idosos que ficaram impossibilitados de exercerem suas tarefas cotidianas.
Qualquer palavra que eu use aqui não seria suficiente para agradecer o quanto ela se esforça, agora e ao longo de toda minha vida, para nos oferecer o melhor. Em meio à pandemia, o trabalho remoto tem ocupado muito tempo e nós pudemos constatar o que já tínhamos certeza, o quanto ela é uma profissional dedicada e o quanto se esforça para manter tudo em ordem, e isso só me enche ainda mais de orgulho.
Mais do que uma inspiração como mãe, é também uma inspiração profissional. Ela sempre me disse que não importa o que escolhemos ser, o importante é ser o melhor possível, e eu tenho certeza que ela é a melhor possível em orquestrar toda essa loucura que é se dividir entre o trabalho e a família e não falhar em nenhum dos dois.
Hoje só tenho a agradecer pela profissional dedicada que é e que me inspira a ser.
Parabéns, especialmente para minha mãe, e para todos os servidores que estão se desdobrando neste momento para nos entregar o melhor, mesmo em meio a tantas mudanças".

Iasmim de Assis Souza, aluna do IF Sudeste MG e filha

da servidora Luciene Aparecida de Assis.

Servidora multitarefas

"Eu tenho orgulho de ser filho de uma servidora pública porque trabalhar em prol da sociedade não é uma demanda qualquer. Cumprir o dever diário, sempre pensando no bem do próximo e em como as atitudes tomadas vão influenciar a instituição e os seus dependentes, é uma função muito importante. Especialmente no atual contexto de home office e de pandemia, em que os servidores do instituto precisaram encontrar maneiras de driblar o distanciamento social e trabalhar para que a comunidade tenha acesso a auxílios e a informações. Esses trabalhadores estão a postos para elaborar, discutir e efetuar projetos de amparo às famílias. Vale ressaltar que, isso tudo em um curto prazo de tempo, com árduas horas de reuniões para debate. Entremeado a isso, as responsabilidades com os serviços domésticos e com a família vêm deixando o home office ainda mais complicado. Achar um espaço dentro de casa para concluir com efetividade seus trabalhos não é tão simples. Trabalhar sem horário fixo e ainda ter que dar atenção ao marido e aos filhos toma todas as energias físicas e emocionais. Com muito orgulho, digo que sou filho de uma servidora pública. E é com toda propriedade que eu posso dizer que além de excelente profissional, ela é uma mãe incrível, sinônimo de força e de determinação. Com todas as suas obrigações, nunca deixou de estar ao meu lado, educando, apoiando e amando. Sempre foi meu espelho, uma heroína. Parabéns pelo seu dia, te amo!". 

Tiago Coutinho e Silva, egresso do IF Sudeste MG e filho

da servidora Margarete Moreira Coutinho e Silva.

Pelo bem dos alunos

"Eu tenho orgulho de ser filho da servidora pública Margarete Moreira Coutinho e Silva, ser filho de uma mulher trabalhadora e dedicada, uma mistura de felicidade e orgulho da minha mãe, que já está há 25 anos no IF. Muitos colegas da minha idade têm vergonha da mãe, muito diferente de mim, pois além de orgulho eu a amo de paixão. Vejo ela como mãe e servidora se dedicando com amor a instituição e aos alunos. Estou acompanhando de perto o trabalho remoto nessa quarentena e vejo a preocupação dela com os alunos que estão em casa e a expectativa dela pelo retorno das atividades presenciais. Chegar na escola ao seu lado todo dia e saber que você está não só me levando, como também indo trabalhar, no mesmo local que eu estudo, é uma imensa alegria para mim. Parabéns, mãe, por ser essa pessoa incrível e uma servidora tão dedicada! Ao falar da instituição, percebe-se que você trata os alunos da melhor forma possível, sempre pensando primeiro no bem estar deles. Eu tenho muito orgulho de ter você como mãe e de poder dizer que minha mãe trabalha no IF Sudeste MG".

Mateus Coutinho e Silva, aluno do IF Sudeste MG e filho

da servidora Margarete Moreira Coutinho e Silva.

Por uma sociedade melhor

"Tenho orgulho de ser servidora pública, e esposa de um servidor público, porque servimos ao público e trabalhamos com a educação buscando construir uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Sou filha de um servidor público, que também dedicou sua vida ao trabalho com muito compromisso, competência, seriedade e que transformou a vida de vários colegas de trabalho e de parte da sociedade. Tenho orgulho por sermos servidores dedicados e qualificados para a prestação dos serviços aos cidadãos e a toda sociedade. Temos compromisso com a Ética e com a conduta correta para a construção de uma sociedade melhor. Temos orgulho por sermos servidores e por ver nossa instituição cumprir sua função social e chegar a níveis de excelência. Temos orgulho de pertencer a uma instituição pública e gratuita que oferece educação profissional de excelência e de qualidade”.

Ana Boaretto de Miranda Motta, servidora do IF Sudeste MG,

e esposa de Abel Arbex, também servidor do instituto.

Em prol da educação

"Tenho orgulho de ser servidor público e marido de uma servidora pública porque isso representa a junção dos elementos que mais me trazem felicidade: no campo profissional, a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de uma instituição de ensino gratuita e de reconhecida qualidade, servindo a comunidade em prol daquilo que é crucial na vida de qualquer um de nós, a Educação; no campo pessoal, sendo minha esposa servidora pública também, ter a possibilidade de comungar com alguém, para além das fronteiras do trabalho, o mesmo objetivo de bem atender a coletividade, assim como as alegrias e o sentimento de gratidão, tendo, ainda, um ombro mais compreensivo naqueles dias em que o trabalho não acontece como esperávamos".

Abel Arbex Acaui, servidor do IF Sudeste MG

e marido da servidora Ana Boaretto de Miranda Motta.

Servidor, pai e marido dedicado

"Eu tenho orgulho de ser esposa de um servidor público! Especialmente no contexto de home office e de pandemia, porque é incrível ver seu comprometimento e dedicação com o trabalho. Ser ouvinte em suas preocupações, reflexões e questionamentos diários sobre sua atuação e formas de melhorar. Tudo isso sem deixar para trás a sua missão de marido e pai dedicado."

Maria Cristina Silva Oliveira,

esposa do servidor Alex Fernandes da Veiga Machado.

Servidor, pai, marido e irmão dedicado

"Eu tenho orgulho de ser irmã de um servidor público, especialmente no contexto de home office e de pandemia, porque ele sempre pensa no bem geral das pessoas acima do seus próprios interesses, sempre foi amável e alegre fica satisfeito em poder ajudar as pessoas a alcançar o sonho delas. O ato de ensinar é algo que está intrínseco à personalidade dele! Mesmo com as mudanças causadas pela pandemia, ele conseguiu tirar de letra o ensino remoto com seus alunos, sendo muito dedicado ao trabalho, e ainda consegue ser meu grande irmão!

Dany Lee Fernandes da Veiga Machado,

irmã do servidor Alex Fernandes da Veiga Machado e aluna do IF Sudeste MG.

Brilho nos olhos

"Tenho orgulho de ser irmã de uma servidora pública, especialmente no contexto de pandemia e home office, porque consigo acompanhar de perto as inúmeras horas dedicadas ao trabalho, chegando, em alguns momentos, a abrir mão da companhia dos familiares para cumprir suas obrigações com excelência. Tenho orgulho por vê-la improvisar, com os equipamentos e objetos que temos em casa, cenários para compor os projetos profissionais. Tenho orgulho de observar o brilho nos olhos quando o trabalho é reconhecido, de vê-la lutar pelo o que acredita ser o melhor para a instituição, por acompanhar uma rotina feita com competência e entusiasmo. Fico feliz por fazer parte da plateia que acompanhou toda a sua trajetória profissional até o serviço público. Tenho orgulho pela possibilidade de dar continuidade à perspectiva educacional, base da nossa família. Tenho orgulho por perceber que seu papel dentro da Instituição pode fazer a diferença na vida de tantos alunos, através do compartilhamento de informações e histórias de conquistas de todos do IF Sudeste MG. Sinto orgulho de ver a sua empolgação junto à equipe de Comunicação, de perceber que o trabalho não é uma mera obrigação e sim um prazer para ela! Acima de tudo, tenho orgulho de ver que os valores de ética e moral se fazem presente em cada palavra dita ou escrita, em cada amizade construída, em cada momento em que é exigida a sua responsabilidade. Parabéns irmã, pelo dia do Servidor Público!". 

Lívia Cristina Silva de Souza,

irmã da servidora Lidiane Aparecida Silva de Souza.

Trabalho duro

"Eu tenho orgulho de ser mãe de três servidores públicos federais. Todos os meus filhos são servidores. E isso me dá muito orgulho e tranquilidade. Primeiro, pela estabilidade e segurança. Tudo que uma mãe quer para um filho é isso: que ele tenha estabilidade financeira. Segundo, todos os meus filhos trabalham na área da Educação, então é bom saber que o trabalho deles contribui para esta área tão importante. E essa história de que servidor público trabalha pouco é tudo mentira, viu? A Natália trabalha demais, ainda mais na pandemia. Por ser do setor de registros acadêmicos, ela atende alunos de manhã, de tarde e de noite. Acho que ela faz o melhor que ela pode, se doa mesmo. Às vezes, tenho até que puxar a orelha para ela cuidar mais dela. Parabéns por esse dia, minha filha! Você merece!". 

Celma Rabelo Soares,

mãe da servidora Natália Rabelo.

Trabalho de madrugada

Eu tenho orgulho de ser esposa de um servidor público, especialmente no atual contexto de home office e pandemia, porque pude vivenciar o empenho e a capacidade de se reinventar e se adaptar do Tiago. Foram muitos os desafios: novos horários para conciliar, a rotina da casa e das nossas filhas pequenas, as demandas domésticas que se contrapõem às demandas profissionais e, mesmo com tudo isso, vejo o quanto ele se supera cada dia mais. Vieram as aulas remotas e com elas a necessidade de gravá-las. O que muitos desconhecem é que o Tiago grava suas aulas todos os dias durante as madrugadas para evitar os latidos dos cachorros do bairro, que atrapalham o áudio dos vídeos, para que assim seus alunos tenham o mínimo de interferência externa durante os minutos de aprendizagem. Vendo isso diariamente, cabe a mim discordar parcialmente do conceito de servidor apresentado pelo dicionário. Servir é mais do que cumprir o que se tem a fazer. Servir é entrega e doação, é pensar no outro e ajudar da melhor forma possível. E é isso que vejo o Tiago fazer todos os dias e me orgulho sempre. Parabéns ao meu esposo e a todos os servidores públicos".

Ludmila Rioga,

esposa do servidor Tiago de Oliveira.

"Servir é mais do que cumprir o que se tem a fazer. Servir é entrega e doação, é pensar no outro e ajudar da melhor forma possível". Parabéns a todos os servidores do IF Sudeste MG! A instituição e a sociedade agradecem por se doarem ao projeto de uma educação pública, gratuita e de qualidade.