Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Inscrições no edital do Projeto Alunos Conectados terminam dia 23

Inscrições no edital do Projeto Alunos Conectados terminam dia 23

Veja como alunos com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio podem receber pacote de dados de Internet e chips de celulares
#PRATODOSVEREM: Imagem com fundo lilás, com as expressões: "Projeto Alunos Conectados" e "inscreva-se até 23 de julho". Abaixo, um globo terrestre com uma estudante sentada e segurando um notebook, e um estudante com um celular, encostado no globo. No globo há ainda um selo com a expressão "edital aberto". No canto inferior direito, há a logo do IF Sudeste MG.

Foi divulgado, no dia 9 de julho, o edital do Projeto Alunos Conectados do IF Sudeste MG, através da Diretoria de Apoio ao Discente, da Pró-reitoria de Ensino. Desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pelo Ministério da Economia sob a coordenação da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), a ação consiste na distribuição e monitoramento de pacote de dados fornecidos por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), ou seja, chips de celulares com pacotes de dados.

O objetivo é apoiar os estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que consigam desenvolver suas atividades acadêmicas fora da instituição de ensino enquanto durar o ensino remoto. Portanto, o público-alvo são estudantes regularmente matriculados nos cursos Técnicos, de Graduação e de Pós-graduação das modalidades presencial e a distância (EAD).

Alunos com com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, que equivale a R$ 1650,00 (mil seiscentos e cinquenta reais); conforme estabelecido no Decreto Federal nº 7.234/2010, poderão pleitear o benefício. As inscrições estão abertas e vão até 23 de julho. Para se inscrever, o estudante deve apresentar atestado de matrícula, preencher o formulário eletrônico e enviar um comprovante de situação socioeconômica. A concessão do pacote de dados terá validade de 30 (trinta) dias, não cumulativos, sendo renovados a depender da continuidade de realização das atividades acadêmicas de forma remota e à Distância.

Para solicitar o atendimento os estudantes deverão se inscrever eletronicamente, anexando os documentos exigidos, em um dos endereços eletrônicos abaixo:

- Endereço Eletrônico de Inscrição para estudantes que tiveram avaliação socioeconômica realizada em 2020 : https://forms.gle/AxzGenztpQiPZE3r5

- Endereço Eletrônico de Inscrição para estudantes que não tiveram avaliação socioeconômica em 2020: https://forms.gle/UDQVi68srdTwrFP87

Todas as informações necessárias estão disponíveis no edital. É responsabilidade do candidato ler o documento e acompanhar a seleção.

Atenção!

O estudante contemplado pelo Projeto Alunos Conectados poderá acumular o atendimento do chip/pacote de dados com outras modalidades de auxílios, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão, durante a duração do programa, exceto o atendimento de inclusão digital de internet, previsto no Edital 02/2021 de 11 de junho de 2021 - “Processo de seleção para atendimento emergencial aos estudantes em baixa condição socioeconômica no contexto da pandemia da Covid-19 1º semestre 2021”.

Todos os estudantes que tiveram avaliação socioeconômica realizada em 2020, analisada junto à Assistência Estudantil de cada campi do IF Sudeste MG, e que atenderam aos critérios socioeconômicos de renda ao se inscreverem nesta seleção, estão dispensados de apresentar a Comprovação de Situação Socioeconômica. Devendo apresentar os outros documentos obrigatórios.

Os estudantes que não tiveram avaliação socioeconômica realizada em 2020 no IF Sudeste MG e que pretendem se inscrever nesta seleção, deverão apresentar um documento de Comprovação de Situação Socioeconômica e os outros documentos obrigatórios, conforme edital.

Resultados

O resultado provisório será divulgado no dia 10 de agosto de 2021. O dia 11 de agosto será a data para a interposição de recurso, que deverá ser enviado por e-mail para o endereço eletrônico: assistenciaestudantil@ifsudestemg.edu.br. O resultado final será divulgado em 12 de agosto.

Concretizando projetos

Na cerimônia de posse do reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, mencionou o Projeto Alunos Conectados, que, até a data, havia entregue mais de 77 mil chips de celular aos estudantes, e se mostrou animado diante da indicativa do reitor de querer participar do projeto, o que, menos de dois meses depois, já se torna realidade.