Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Abril > Em época de colheita, pandemia de Covid-19 impõe cuidados ao setor cafeeiro
conteúdo

Geral

Em época de colheita, pandemia de Covid-19 impõe cuidados ao setor cafeeiro

Minas Gerais é o maior produtor nacional de café e a colheita ocorre entre abril e maio, período crítico de transmissão do coronavírus.

O Brasil é o maior exportador de café e o segundo maior consumidor da bebida no mundo. Líder há mais de 150 anos, o país responde sozinho por um terço da produção mundial. E Minas Gerais é o maior produtor nacional, respondendo por mais de 50% da produção brasileira.

A colheita da safra mineira de 2019 começa em abril e segue em maio, conforme a região, coincidindo, portanto, com um momento crítico de transmissão da Covid-19 no Brasil.

“A pandemia afeta a produção de café especialmente neste momento em que se iniciará a colheita, que em Minas Gerais, especialmente na Zona da Mata, acontece em grande parte de forma manual ou semimecanizada”, é o que explica o professor Gabriel Horta, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cafeicultura Sustentável, do Campus Manhuaçu do IF Sudeste MG.

Segundo Gabriel, a colheita demanda um número elevado de trabalhadores (apanhadores de café), dificultando a manutenção do isolamento social, "principalmente porque boa parte desses trabalhadores tem na renda da colheita do café a principal renda do ano, para garantir o sustento de suas famílias por meses", explica o professor.

Para evitar que a doença se espalhe entre os trabalhadores, Gabriel espera que algumas medidas sejam adotadas: “Assim, as fazendas deverão tomar maior cuidado, fornecer produtos (álcool gel, água, sabão) com maior abundância e frequência para os trabalhadores, além de capacitá-los para o correto uso desses materiais, a forma correta de lavagem das mãos e a identificação dos sintomas da covid-19”, alerta Horta.

O momento pede cautela e gera muitas dúvidas, principalmente entre aqueles trabalhadores que exercem uma atividade essencial e não podem parar, como é o caso dos produtores rurais. Pensando nisso, algumas entidades produziram materiais para orientar os agricultores sobre como proceder neste período de pandemia.

É o caso do sistema FAEMG, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, que recentemente divulgou uma cartilha para os produtores rurais sobre como lidar com a crise provocada pelo coronavírus no campo. A ideia é a prevenção no meio rural. As dicas vão desde o dia a dia do trabalho até o transporte dos lavradores. Essas informações dão instruções sobre a chegada, permanência e saída das pessoas que frequentam a fazenda. A prevenção também passa pela desinfecção de veículos e ferramentas.

Para baixar a cartilha, basta clicar aqui >> cartilha.pdf

Fontes:

Site ABIC

Site FAEMG