Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Julho > Esclareça dúvidas sobre capacitação em novas tecnologias da informação e comunicação

O curso “Conhecendo e Trabalhando com Ferramentas Acadêmicas do SIGAA” pretende capacitar professores e interessados a usarem recursos virtuais do SIGAA.

Recentemente, o IF Sudeste MG divulgou a oferta de uma capacitação em novas tecnologias da informação e comunicação. O curso aberto “Conhecendo e Trabalhando com Ferramentas Acadêmicas do SIGAA”; ação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, por meio da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e do Comitê de Ensino; tem como proposta a orientação de professores e interessados em conhecer e aprender a trabalhar com os recursos existentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), mais especificadamente no Portal do Docente e nas Turmas Virtuais. A iniciativa acontece dentro do contexto do Projeto Reencontro, instrumento de gestão composto por 10 comissões para pensar e definir estratégias rumo à retomada das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na instituição.

As Assessorias de Comunicação da Reitoria e dos campi receberam diversas dúvidas sobre o curso. Diante da importância da capacitação e de nosso compromisso em manter a comunidade do IF Sudeste MG informada, contamos com a ajuda da Comissão de Capacitação para selecionar e responder as principais dúvidas. Confira:

Como é o curso “Conhecendo e Trabalhando com Ferramentas Acadêmicas do SIGAA”?

O conteúdo será disponibilizado através de videoaulas e material complementar e os participantes poderão acessá-los livremente através da plataforma Google Classroom. A carga horária é de 20 horas, com expedição de certificado.

É preciso realizar inscrição? Qual é o prazo?

Sim. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/nVvDm8r9Rukan5HYA. Não há prazo ou limitação do número de inscritos.

A capacitação já está disponível? Até quando ficará?

A capacitação dos docentes já está disponível desde o dia 7 de julho e ficará disponível permanentemente. O curso adota o formato MOOC (Massive Open Online Course) e o inscrito pode fazê-lo de acordo com sua disponibilidade.

Quem pode fazer o curso?

Professores, TAEs e pessoas da comunidade em geral que desejam conhecer as ferramentas acadêmicas presentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), podem participar.

Sou estudante, posso fazer a capacitação?

Sim. O curso é aberto a todos os interessados, mas a experiência poderá não ser tão proveitosa por estar focada nas atividades a serem realizadas pelos professores, inclusive pelo fato de o perfil de acesso ao sistema do docente ser muito diferente do perfil de acesso dos discentes. Assim, recomendamos que os alunos aguardem a disponibilização do curso específico para o público discente.

O SIGAA é um sistema aberto a qualquer pessoa ou instituição?
Não. O SIGAA é um sistema integrado de gestão acadêmica criado pela UFRN e cedido em acordo de cooperação a diversas instituições federais de ensino. Assim, a sua utilização pelo usuário depende da existência desse acordo dentro de sua instituição. No caso do IF Sudeste MG, temos o acordo de cooperação para utilização desse sistema institucionalmente por nossos professores, alunos e técnico-administrativos.

Há algum requisito?

É necessário apenas ter acesso à internet, por computador ou smartphone.

Posso fazer a capacitação pelo celular?

Sim. É possível fazer a capacitação pelo celular, desde que o aparelho tenha acesso à internet.

É importante fazer o curso?

Sim. O curso é muito importante para as atividades regulares de ensino presencial, mas, principalmente, para o atendimento à situação da pandemia que nos exigirá a capacitação em novas tecnologias da informação e comunicação.

Quero participar do REI, Regime Especial de Inverno, preciso fazer a capacitação?

O Regime Especial de Inverno não tem exigência de capacitação prévia nem para o professor, nem para o aluno. Entretanto, indicamos e recomendamos que o professor realize a capacitação, pois ela tem como proposta a orientação e o aprendizado dos recursos existentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica. Tais recursos certamente poderão ser úteis na oferta das disciplinas, especialmente por contar com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que será obrigatoriamente o SIGAA.

Esta capacitação servirá de apoio caso tenha ensino remoto?

Certamente servirá de apoio ao ensino remoto, pois se trata de um sistema institucional que conta com diversas ferramentas e recursos que podem ser utilizados nesse período. Outros cursos e atividades estão sendo programados pela Comissão de capacitações dentro do contexto do Projeto Reencontro, formando uma trilha de capacitações, priorizando sempre a inclusão e a qualidade do ensino.

Haverá alguma capacitação para os alunos?

Sim. A Comissão de Capacitações do Projeto Reencontro irá se reunir com representantes discentes para preparar uma capacitação voltada para o público discente. Ela terá formato semelhante ao da capacitação docente.