Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 06 > Gestores do IF Sudeste MG se reúnem para discutir contingenciamento anunciado pelo MEC

Pró-reitores, diretores-gerais e diretores de Administração do IF Sudeste MG estiveram reunidos na manhã da última terça-feira (8) na Reitoria

Na manhã da última terça-feira (8), pró-reitores, diretores-gerais e diretores de Administração do IF Sudeste MG estiveram reunidos na Reitoria para avaliar ações a serem tomadas de imediato para garantir o funcionamento da instituição diante do bloqueio orçamentário de 30% anunciado pelo Ministério da Educação. Segundo o pró-reitor de Administração, Fabrício Tavares de Faria, o IF Sudeste MG vai tentar minimizar os impactos, que são inegáveis. Mas o objetivo da gestão, num cenário de contingenciamento, é de “preservar o aluno nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão”. A ideia é de que o diálogo entre gestores tenha como desdobramento o diálogo entre diretores e as comunidades acadêmicas de cada campus. Na Reitoria, está previsto um encontro entre o reitor e demais servidores da unidade no dia 17 de maio.

O reitor do IF Sudeste MG, professor Charles Okama de Souza, não participou das discussões entre gestores por estar em viagem a Brasília (DF), onde se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau. Segundo Fabrício, o reitor ainda não pode relatar formalmente sobre o encontro, mas adianta que um dos propósitos da reunião era apresentar a realidade dos institutos federais e demonstrar como um corte orçamentário de 30% impacta sobre o desempenho destas instituições.

Caso o bloqueio seja revertido, parte das ações também será revertida, segundo o pró-reitor de Administração. Contudo, ele afirma não ser possível aguardar a concretização de um corte orçamentário, pois há medidas de economia que não podem ser tomadas “de uma hora para outra”. Como o bloqueio impacta mais intensamente sobre a ação 20RL, de Funcionamento dos Institutos Federais, reduções de consumo e número de contratos, por exemplo, precisam ser iniciadas imediatamente “e isso nos preocupa”, revela Fabrício. Ele exemplifica, ainda: “como posso pagar a mão-de-obra terceirizada pra cuidar da fazenda lá de Barbacena? Dos animais? Da lavoura? Como vou fazer a limpeza das salas de aula e dos banheiros?”

Assim, Fabrício declara que haverá suspensão de algumas categorias de gasto que serão reavaliadas no segundo semestre. E ainda orienta aos servidores a não esperarem determinações oficiais para iniciarem medidas de economia que estiverem a seu alcance, como poupar energia elétrica, material de consumo e expediente, além de repensarem a necessidade de ligações telefônicas, diárias, entre outros. Mas apesar das diretrizes únicas para toda a instituição, os gestores não ignoram as diferenças entre as unidades do IF Sudeste MG. Por isso, cada uma delas terá autonomia para avaliar suas prioridades e determinar onde haverá ajustes ou não.

Ascom/ Reitoria 10/05/2019