Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 10 > IF Sudeste MG participa do VI Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade

IF Sudeste MG participa do VI Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade

O VI Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade acontece até dia 25, no Campus Urutaí do IFGoiano. Os campi Muriaé e Rio Pomba participam.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Logo do Fórum.

#Pratodosverem: Logo do Fórum.

O VI Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade acontece até dia 25 deste mês, no Campus Urutaí do IFGoiano. Trata-se de uma iniciativa franco-brasileira bienal com o objetivo de reunir representantes da França e do Brasil – alunos, professores, pesquisadores e colaboradores – para discutirem temáticas acerca da participação dos jovens na construção de um território saudável e sustentável.

O projeto, uma parceria entre o CONIF e o Ministério da Agricultura da França, contribui para a formação e para o enriquecimento da cultura científica dos jovens, enfatizando a ciência e o trabalho dos pesquisadores a partir de contatos pessoais com pesquisadores nacionais e internacionais.

O evento pretende criar uma rede de multiplicadores do debate sobre a ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida, fornecendo aos alunos subsídios para desenvolverem ações na comunidade acadêmica de origem, reforçando, por meio desse contato, os laços de cooperação entre o Brasil e a França no campo da educação agrícola.

Segundo o Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Prof. Daniel de Oliveira, o evento contribui para despertar potenciais científicos, ofertando aos estudantes espaços de diálogo e diversidade de conhecimento sobre questões ambientais e sobre a saúde.

Neste ano, o Fórum reune atividades (oficinas, mesas-redondas, debates mediados, discussões em equipes de trabalho) em torno dos eixos de alimentação e saúde, biodiversidade, mudanças climáticas e democracia e saúde.

O Prof. Paulo Melo, do Campus Rio Pomba, e um dos líderes da comitiva, destaca que a experiência tem sido muito gratificante, pois, segundo ele, a oportunidade de participar de minicursos, de palestras e de visitas técnicas tem contribuído para a formação dos alunos e para a sua própria formação continuada.

O Prof. José Paixão, do Campus Muriaé, enfatiza o aspecto colaborativo do evento: “o principal tem sido a integração com as comitivas dos liceus franceses e dos Institutos Federais Brasileiros, permitindo o conhecimento de novas culturas e de outros pontos de vista sobre a relação entre a ciência e a sociedade, o que tem sido muito gratificante para nós, pois estamos percebendo que o IF Sudeste MG está bastante avançado nas discussões”, comemora ele.

Gisele Castro, aluna do 3° ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia do Campus Muriaé, aponta a importância da sua participação: “Nunca tinha participado de um evento internacional, ainda mais no Brasil. Estou conversando com os meus colegas franceses e aprendendo sobre novas perspectivas de vida, novos olhares sobre a questão da Agroecologia. Estou aprendendo muito e trocando bastante conhecimento, pois, além dos alunos franceses, estou interagindo com pessoas de diversas culturas do Brasil”, explica Gisele.

As alunas Jéssica Figueiredo e Jamilly Gomes, do 3° ano Integrado de Meio Ambiente do Campus Rio Pomba, enfatizam a importância de dividir com todo o IF Sudeste MG o que têm aprendido: “Podemos dividir com o nosso curso a aprendizagem que estamos tendo por aqui, conhecendo novas tecnologias que podem ser aplicadas na minha comunidade”, aponta Jéssica.

Jamilly também planeja compartilhar os novos conhecimentos: “quero contribuir com a aprendizagem dos meus colegas e da minha comunidade quando eu chegar, conversando com alunos e com professores em apresentações”, planeja a estudante.

registrado em: , ,