Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 12 > IF Sudeste MG promove curso sobre acessibilidade

IF Sudeste MG promove curso sobre acessibilidade

A Diretoria de Engenharia e Arquitetura do Instituto promoveu nos dias 28 e 29 de novembro o curso “Acessibilidade aplicada”.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: O Professor Eduardo Ronchetti escreve no quadro durante o curso.

A Diretoria de Engenharia e Arquitetura do IF Sudeste MG promoveu nos dias 28 e 29 de novembro o curso “Acessibilidade aplicada”. O professor Eduardo Ronchetti, arquiteto formado pela Universidade Mackenzie e com larga experiência na realização de Projetos de Acessibilidade, ministrou a capacitação.

As Normas Técnicas (NBR) nºs 9050/2015 e 16537/2016, que, respectivamente, versam sobre “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” e “Acessibilidade - Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação” nortearam o curso.  Servidores das áreas de engenharia, diretores sistêmicos, integrantes dos Núcleos de Ações inclusivas das unidades e das Pró-reitorias participaram do evento.

A capacitação faz parte de um conjunto de atividades voltadas para a habilitação dos servidores para a atuação no processo de elaboração do Plano Diretor de Infraestrutura do IF Sudeste MG, parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024. A legislação determina que as instituições de educação superior devem elaborar um plano de garantia da acessibilidade, acompanhado de laudo técnico emitido por profissional ou órgão público competentes.

“O curso foi essencial para nosso aperfeiçoamento profissional. Com os conhecimentos adquiridos, além de atuarmos na parte técnica, também poderemos atuar na conscientização dos nossos pares acerca da relevância do assunto. Desejamos, além de cumprir da legislação vigente, nos tornar uma instituição cada vez mais inclusiva”, afirma a Diretora de Engenharia e Arquitetura do IF Sudeste MG, Ana Carolina Lopes Duarte.

A capacitação contou com parte teórica e diversas dinâmicas e práticas de vivências, para, assim, envolver os participantes e favorecer a assimilação dos conceitos técnicos. Em sua fala, o professor Eduardo Ronchetti destacou a importância da causa em sua trajetória profissional: “São mais de 15 anos de atuação nessa área, hoje, mais que trabalho, acessibilidade é uma causa em minha vida profissional”, afirma o professor.

O IF Sudeste MG está alinhado ao pensamento de Ronchetti. É o que podemos perceber na fala do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Aluísio de Oliveira: “A missão do IF Sudeste MG assegura que a instituição deve promover educação inclusiva e de qualidade, portanto, temos que priorizar os esforços necessários para avançarmos, cada vez mais, na eliminação de barreiras arquitetônicas, de atitude e de comportamento que limitem ou impeçam a participação das pessoas, independentemente de suas condições físicas”, reflete Oliveira.