Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 06 > IF Sudeste MG promove primeira reunião do Conselho de Governança Digital

IF Sudeste MG promove primeira reunião do Conselho de Governança Digital

Órgão tem por finalidade deliberar sobre políticas, diretrizes e planos relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação no Instituto.

No dia 29 de maio, na Reitoria do IF Sudeste MG, ocorreu a primeira reunião do Conselho de Governança Digital, órgão de natureza estratégica e caráter permanente, que tem por finalidade deliberar sobre políticas, diretrizes e planos relativos à governança da Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do IF Sudeste MG.

O novo Órgão Colegiado Especializado tem sua origem no Decreto Nº 8.638/2016 e encontra-se devidamente descrito no Regimento Geral da Instituição (Resolução CONSU No 27/2018). Informações como natureza, finalidade, competências, composição, organização e funcionamento do Conselho de Governança Digital encontram-se constam em seu Regulamento Próprio (Resolução CONSU No 11/2018). O Conselho também disporá do apoio do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação e do Comitê de Segurança da Informação e Comunicação para, quando devidamente acionados, auxiliarem na análise preliminar das pautas.

Dentre as diversas competências do Conselho, destacam-se: aprovar a Política de Segurança da Informação e Comunicação (POSIC); aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e deliberar sobre propostas de atualizações, substituições e desativações de sistemas de informação utilizados pela Instituição.

Na primeira reunião do Conselho de Governança Digital as seguintes matérias foram discutidas:

1)Discussões sobre as responsabilidades de execução do Plano de Dados Abertos - PDA do IF Sudeste MG (aprovado pela Resolução nº 17/2018 do Conselho Superior) e de seu acompanhamento;

2)Apreciação da proposta do novo portal institucional e das unidades do IF Sudeste MG;

3)Criação da comissão responsável pela atualização, manutenção e regulamentação do processo de utilização, suporte ao usuário e implementação de evoluções nos novos portais da Instituição;

4)Criação dos Grupos de Trabalho responsáveis pela elaboração dos Regulamentos Próprios do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e do Comitê de Segurança da Informação e Comunicação (CSIC), conforme artigos nºs. 188 e 191 do Regimento Geral, respectivamente;

5)Análise da viabilidade de integração da Rede Pública SIG-UFRN.

Os encaminhamentos destas discussões serão devidamente publicizados, por meio dos atos administrativos do Conselho.

Os itens de pauta: “Apreciação da metodologia proposta para revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2018/2019” e “Discussão e apreciação da proposta de extensão da vigência do atual PDTIC da instituição”, em virtude do tempo exíguo, não foram apreciados.

Ascom/Reitoria
04/06/2019