Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 09 > IF Sudeste MG promove Semana do Alimento Orgânico em Barbacena, Muriaé e Rio Pomba

Evento integra projetos de extensão desenvolvidos nas unidades. Ações serão desenvolvidas entre 1 e 11 de outubro.
#Pratodosverem: logo do evento em tons de verde. À esquerda, há símbolo de produtor orgânico. À direita, um coração com o escrito "Eu amo orgânico". Ao centro, há o nome do evento e o tema "Promovendo a alimentação saudável com a agroecologia".

O IF Sudeste MG, em parceria com a Comissão de Produção Orgânica de Minas Gerais (Cporg-MG), vai promover em Barbacena, Muriaé e Rio Pomba a Semana do Alimento Orgânico. Serão realizadas palestras e minicursos abertos ao público nas unidades do IF, assim como ações em escolas públicas e feiras livres dos municípios. Em Barbacena e Rio Pomba, o evento será realizado na próxima semana. Já em Muriaé, as atividades serão desenvolvidas nos dias 10 e 11 de outubro. “Nosso objetivo é levar ao produtor e ao consumidor a importância do alimento orgânico para a saúde”, ressalta o coordenador da atividade em Rio Pomba, Carlos Miranda.

A Semana do Alimento Orgânico integra projetos de extensão do IF Sudeste MG.

Rio Pomba

As ações começam em Rio Pomba no dia 1 de outubro com a palestra do ex-presidente da Emater – MG, Glênio Martins. Ele falará sobre o desenvolvimento da agricultura orgânica em Minas Gerais. No dia seguinte, professores do IF visitarão escolas estaduais com a apresentação “O uso do agrotóxico no Brasil e seus malefícios”. Em 3 de outubro, a equipe fará ações com os alunos do Campus e integrantes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Na sexta-feira, 4, haverá palestra para estudantes da Escola Municipal São José. Às 18h, os engenheiros agrônomos Gabriel Barbosa Pereira e Janice Andreon Ventorim farão apresentação sobre comercialização de produtos orgânicos por agricultores familiares na Câmara Municipal. A Semana se encerra com blitz educativa na feira livre no sábado.

Faça sua inscrição

Barbacena

Em Barbacena, as atividades começam no dia 3 de outubro com a palestra do engenheiro agrônomo Pablo Garcia sobre programa de análise de resíduos agrotóxicos em alimentos. O evento, que será realizado no Auditório I Sede do IF, vai contar ainda com mesa redonda sobre consumo de produtos orgânicos e relatos de experiências. No dia 4, a equipe irá a Escola Municipal Jovelino Furtado para desenvolver interação pedagógica sobre a produção e consumo de alimentos orgânicos. No sábado, haverá distribuição de material informativo na feira municipal do bairro São Sebastião.

Muriaé

Muriaé começará as atividades às 8h do dia 10 com a apresentação do coordenador da Cporg-MG, Eugênio Martins de Sá, sobre certificação participativa de produtos orgânicos. A programação conta ainda com palestra da representante da Universidade Federal de Viçosa, Irene Cardoso. Ela falará sobre o desafio da transição agroecológica. Na parte da tarde, serão realizados minicursos e oficinas. Entre os temas, estão plantas alimentícias não convencionais, criação de abelha sem ferrão, elaboração de produtos de panificação e piscicultura ornamental. O evento se encerra no dia 11 com novos minicursos.