Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 08 > IF Sudeste MG realiza etapa local de Jogos dos Institutos Federais de 27 a 30 de agosto

Campi Barbacena, Juiz de Fora e Rio Pomba sediarão as competições de nove modalidades esportivas
#PraTodosVerem: Logotipo dos jogos dos institutos federais, representado pelas letras J, I e F na cor verde, sendo que o ponto da letra I foi substituído por uma espécie de chama vermelha, assim como a chama de uma tocha.

O IF Sudeste MG está prestes a realizar sua etapa local dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2019, tradicional competição esportiva nacional que busca integrar estudantes e atletas de todos os institutos federais. O evento ocorre nos dias 27, 28 e 30 de agosto, nos campi Barbacena, Rio Pomba e Juiz de Fora, reunindo cerca de 450 alunos e alunas de cursos técnicos e de graduação, tanto dessas três unidades, como também dos campi Muriaé e Santos Dumont. Os estudantes, todos com até 19 anos de idade, disputarão entre si nove modalidades. Também estarão envolvidos diretamente na competição 16 servidores.

Na terça-feira (27), o Campus Barbacena sediará as competições de atletismo, handebol e vôlei de praia. Na quarta-feira (28), serão realizadas no Campus Rio Pomba as competições de futebol, tênis de mesa e voleibol. Já na sexta-feira (30), o Campus Juiz de Fora receberá as competições de basquete, futsal e xadrez.

Mudanças

Diante do atual cenário econômico, a Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, responsável pela organização dos jogos, optou por um “modelo enxuto” de evento, com menos jogos por modalidade e com menos dias de realização. Juntamente com uma comissão composta por professores de Educação Física indicados por diretores-gerais, definiram que, este ano, não serão concedidas medalhas aos vencedores, mas certificados online, a serem enviados por e-mail aos estudantes. Apoiaram o planejamento dos jogos a Pró-reitoria de Administração e as diretorias-gerais dos campi, bem como as diretorias de Extensão e de Administração e Planejamento.

Esporte e motivação

A realização de jogos esportivos no IF Sudeste MG está atrelada a uma função especial. Segundo os organizadores, a educação no país passa por transformações que direcionam para um aumento da motivação dos alunos e para a permanência na escola. Neste cenário, os responsáveis acreditam que a inserção do desporto como estratégia motivacional já deu provas do seu sucesso em diversas frentes da formação dos alunos: “Nas atividades esportivas realizadas nos Jogos dos Institutos Federais, adolescentes e jovens constroem seus valores e socializam-se. A prática do esporte com fins educativos possibilita a identificação de talentos esportivos, cria condições para o desenvolvimento integral do aluno e estimula o exercício da cidadania por meio do esporte”, declararam em nota.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Marketing
Com informações da Pró-Reitoria de Extensão