Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > IF Sudeste MG implanta certificado pessoal do ICPEdu. Confira vantagens.

IF Sudeste MG implanta certificado pessoal do ICPEdu. Confira vantagens.

O Certificado é uma identidade virtual que pode ser utilizado para atestar a identificação do usuário em procedimentos digitais. Saiba mais!

A modalidade de Certificado Pessoal da ICPEdu é o serviço da RNP que possibilita a assinatura de documentos eletrônicos para fins acadêmicos ou administrativos, reduzindo a burocracia e os custos, e contribuindo para a eliminação do uso de papel nas instituições federais de ensino superior e unidades de pesquisa.

O Certificado Pessoal é a sua identidade virtual, emitida online, por entidade confiável, que pode ser utilizado para atestar a identificação do usuário em procedimentos digitais, tais como: assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e autenticação em sistemas eletrônicos específicos, é o que explica Igor Meneguitte Ávila, diretor de tecnologia da informação e comunicação do IF Sudeste MG.

Segundo ele, a partir deste mês, o ICPEdu já está disponível para utilização no instituto: "Apesar de alguns usuários já terem criado seus certificados, o sistema ainda estava em fase de homologação, mas agora já está disponível para a comunidade. Portanto, todos nós do IF Sudeste MG já podemos usufruir deste serviço", afirma o diretor.

Simplicidade, proteção, agilidade e economia

Igor Meneguitte Ávila aponta as vantagens da adoção do Certificado Pessoal da ICPEdu. Segundo ele,  o usuário não precisará instalar nenhum programa específico para utilizar o certificado digital. O processo de cadastramento é simples e, após a sua emissão, ele poderá ser validado em diversos verificadores de assinaturas. Deste modo, explica Igor, o usuário poderá autenticar um documento de maneira rápida e segura, sem a necessidade de usar papel e caneta.

Além disso, o diretor destaca que a tecnologia utiliza robustos protocolos de proteção e criptografia, o que reduz a possibilidade de fraudes.

Outra vantagem do certificado é garantir uma maior economia, dispensando o uso e manuseio de documentos impressos, autenticação em cartório e deslocamentos para o cumprimento de obrigações. O certificado digital poderá ser utilizado em transações legais e em documentos oficiais do governo:

"Isso tornará o trabalho mais seguro e eficiente, pois irá acelerar o processo de assinatura de documentos e será extremamente útil para o momento em que estamos em regime de trabalho remoto", afirma Igor.

Para todos

O certificado pessoal ICPEdu pode ser usado por alunos, professores e servidores que possuem acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), ou seja, todos os usuários do SIG. Inclusive para a emissão do certificado digital serão solicitados os mesmos dados (nome de usuário e senha) de acesso ao sistema. Para fazer o certificado digital, basta acessar o link: https://pessoal.icpedu.rnp.br/public/ajuda. Nele, o usuário encontrará um manual passo a passo de como criar o seu certificado.

O IF Sudeste MG também fez e disponibilizou um manual para tornar o acesso ao ICPEdu ainda mais simples. Acesse o documento em: https://wiki.ifsudestemg.edu.br/tiki-index.php?page=Procedimento%3A+Certificado+Digital.

*Texto com informações do site https://www.rnp.br/servicos/gestores-de-TI/icpedu-certificado-pessoal