Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 11 > IF Sudeste recebe empresa moçambicana para negociar parceria internacional

IF Sudeste recebe empresa moçambicana para negociar parceria internacional

No dia 25 de outubro, o Reitor do IF Sudeste MG, Chales Okama, recebeu a comitiva da empresa moçambicana Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.
No dia 25 de outubro, o Reitor do IF Sudeste MG, Chales Okama, recebeu a comitiva da empresa moçambicana Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique. Integram a comitiva o Diretor de Recursos Humanos, Orio Simão Benzane, o Responsável pela Formação, Assane Rassul Alexandre Pinto e o Diretor do Centro de Formação Profissional, Daglasse Paulino Machava. A empresa foi convidada pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT) do IF Sudeste para uma missão técnica e de prospecção, a ocorrer entre os dias 24 e 30 de novembro de 2019.

A Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) é uma empresa pública que administra os sistemas ferroviários e portuários de Moçambique. Em 2018, a instituição contatou a DRIIT para propor uma parceria interinstitucional para um projeto de cooperação internacional envolvendo um curso de qualificação presencial de curta duração aos servidores da empresa, na seara da Engenharia Ferroviária e Metroviária, a ser ofertado pelo Campus Santos Dumont.

Alguns objetivos desta visita são:

1.       prospectar interesses das partes do IF Sudeste MG e da CFM; em discussão inicial, a empresa se prontificou a acolher alunos do IF Sudeste MG em estágio internacional na área de Engenharia Ferroviária e Metroviária, com custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação;

2.       conhecer a infraestrutura do campus Santos Dumont, considerando a sua relevância estratégica para o atendimento das demandas dos arranjos produtivos locais da Zona da Mata de Minas Gerais e do Campo das Vertentes;

3.       apresentar os contextos da infraestrutura ferroviária de Moçambique e das comunidades locais do país africano;

4.       discutir Acordo de Cooperação Técnica/Memorando de Entendimento já em composição para formalização da parceria;

5.       visitar empresa MRS Logística.

registrado em: , ,