Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 06 > Instituições da Rede Federal reafirmam liderança no Enem

Instituições da Rede Federal reafirmam liderança no Enem

IF Sudeste MG - Campus Muriaé se destaca na 9ª colocação entre escolas públicas nacionais. Outros resultados estão sendo apurados.

O desempenho dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II (CPII) configurou-se, mais uma vez, como excelente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Os resultados, oficializados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), embasaram oranking divulgado nesta semana pelo jornal Folha de São Paulo.

Considerando as provas objetiva e de redação, as instituições dominaram a classificação dentre os 30 primeiros lugares, com destaque para o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que conquistou o quarto lugar na lista. De acordo com informações da Folha, “a unidade teve a segunda melhor nota da rede pública no País e é a 34ª mais bem colocada, considerando também escolas privadas”.

Entre os 30 primeiros colocados também estão outros campi dos Ifes – Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Cariacica, São Matheus e Colatina – e ainda, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), as unidades de Timóteo, Belo Horizonte, Varginha e Divinópolis.

No levantamento, sobressaíram-se os campi Centro e Realengo do CPII, bem como o campus Muriaé do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - 30ª colocação geral e 9ª colocação entre instituições públicas - e o campus Farroupilha do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Segundo o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, “não diferente das colocações obtidas pelos Institutos Federais no Enem em edições anteriores, os resultados obtidos neste ano só reafirmam a função social desempenhada pelas instituições”.

Ranking da Folha de São Paulo – A lista do jornal avalia todas as escolas do País com ao menos 50% do total de alunos do 3º ano do Ensino Médio na prova. O cálculo feito para definir o ranking leva em consideração as notas das provas objetivas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da nota da redação.

Enem – Criado há 20 anos, o exame nacional avalia o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. As provas são aplicadas todos os anos pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Saiba mais sobre o ranking, acesse aqui

Texto: Bárbara Bomfim (adaptado)
Fonte: Assessoria de Comunicação - Conif
(61) 3966-7204

Obs: Considerando-se que o Inep divulgou apenas os dados brutos, cabendo aos interessados o trabalho de interpretação das informações, a Assessoria de Comunicação do IF Sudeste MG considerou necessária uma apuração interna para melhor direcionar a apresentação de resultados à comunidade. Até a publicação desta matéria, este trabalho encontrava-se em andamento. As informações sobre a colocação do Campus Muriaé foram obtidas a partir da média alcançada por cada instituição escolar do país na prova objetiva e na redação do Enem.

registrado em: , ,