Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 12 > JIF 2022: IF Sudeste MG conquista medalha de bronze e celebra participação
conteúdo

Destaque

JIF 2022: IF Sudeste MG conquista medalha de bronze e celebra participação

Composta por 71 atletas, esta foi a maior delegação do IF Sudeste MG a participar de uma Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Com a participação de 2.400 estudantes e servidores de 31 instituições da Rede Federal, os Jogos das Instituições Federais 2022 (JIF) aconteceram no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na cidade de São José do Rio Preto, entre 28 de novembro e 2 de dezembro.

O IF Sudeste MG participou desta festa e trouxe uma medalha de bronze como lembrança: O aluno Pedro Rodrigues Moreira Menezes, do curso técnico em Zootecnia do Campus Rio Pomba, conquistou o 3º lugar no arremesso de peso. 

"O esporte, assim como a cultura e a arte, são elementos essenciais do nosso modelo de formação integral. Nesse sentido, o nosso IF poder participar desses jogos é também estarmos cumprindo nossa função de formação ampla. Além disso, os jogos este ano são uma celebração à vida, ao fato de nossos atletas poderem se reencontrar depois desses anos...", avalia André Diniz, reitor do IF Sudeste MG.

Composta por 71 atletas, esta foi a maior delegação do IF Sudeste MG a participar de uma Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais. Os atletas são dos campi Juiz de Fora, Barbacena, Rio Pomba, Muriaé, São João del-Rei e Santos Dumont. Disputamos as modalidades de futsal masculino, futsal feminino, handebol masculino, handebol feminino, basquetebol masculino, vôlei de praia feminino, voleibol masculino, voleibol feminino, xadrez e atletismo. Além destas modalidades, houve disputas de judô, natação e tênis de mesa. 

Apesar de ser um evento competitivo, depois de dois anos sem acontecer, foi o clima de celebração que dominou os jogos: "O esporte, assim como a cultura e a arte, são elementos essenciais do nosso modelo de formação integral. Nesse sentido, o nosso IF poder participar desses jogos é também estarmos cumprindo nossa função de formação ampla. Além disso, os jogos este ano são uma celebração à vida, ao fato de nossos atletas poderem se reencontrar depois desses anos. Isso mostra a força da nossa rede e nossa capacidade de mobilização e transformação das vidas desses estudantes", avalia André Diniz, reitor do IF Sudeste MG. 

O reitor André Diniz posa com atletas do IF Sudeste MG

André Diniz esteve presente na solenidade de abertura e assistiu alguns jogos. O reitor também participou de reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que também aconteceu na cidade de São José do Rio Preto, no mesmo período.

cerimônia de abertura

Além da medalha de bronze, houve outros bons resultados, com destaque para o quarto lugar da equipe feminina de futsal.

Mas, com certeza, o JIF 2022 deixou aos participantes coisas muito mais importantes do que as medalhas: "A sensação foi a melhor possível. Sentimento de vida, de esperança, de retomada. A gente volta renovado sabendo que contribuímos de modo definitivo para a educação pública do nosso país", celebra o reitor.

Saiba tudo o que rolou nos jogos clicando aqui

Para ver todas as fotos do evento, clique aqui