Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Julho > Maioria dos campi adere ao Regime Especial de Inverno

Maioria dos campi adere ao Regime Especial de Inverno

As aulas do REI, que possibilita que os professores ofereçam disciplinas através de tecnologias digitais, começam em 10 de agosto.
#Pratodosverem: arte com a logo do Projeto Reencontro e frase "Seis dos sete campi que oferecem cursos de graduação aderiram ao REI.

Seis dos sete campi que oferecem cursos de graduação do IF Sudeste MG aderiram ao REI. Os campi Barbacena, Juiz de Fora, São João del-Rei, Muriaé, Santos Dumont e Rio Pomba ofertarão disciplinas no Regime Especial de Inverno. O REI possibilita que os professores ofereçam disciplinas constantes dos currículos através de tecnologias digitais. A Pró-reitora de Ensino do Instituto, Gláucia Franco Teixeira, comemora não só a adesão significativa dos campi, mas também a adesão dos professores, que, num curto período de tempo, se organizaram para oferecer as disciplinas.

Retomada

O Regime Especial de Inverno é a primeira ação do Projeto Reencontro, que estuda as formas de retomada do calendário acadêmico, considerando-se os cuidados com a saúde diante da pandemia do coronavírus. “O REI é extremamente importante para alunos e Instituição neste momento. É uma ferramenta para que possamos iniciar o processo de retomada, trabalhar e analisar quais serão as dificuldades nesta situação de distanciamento social e de atividades não presenciais. As disciplinas estão sofrendo adequações para que possam ser ofertadas por meio das tecnologias de informação e comunicação”, explica a Pró-reitora de Ensino.

Além da possibilidade de retomar as disciplinas dos cursos, o REI vai subsidiar os trabalhos das Comissões do Projeto Reencontro dentro do contexto do ERE, Ensino Remoto Emergencial, é o que explica Gláucia: “Será, sem dúvida, uma contribuição, um termômetro, um feed back para os planos das Comissões do Reencontro rumo à retomada posterior do calendário com atividades não presenciais, se a Instituição optar por esta forma de ensino”, analisa ela.

O Professor e Diretor de Ensino do Campus Rio Pomba, Marcos Pavani, também destaca a importância da iniciativa: “ O Regime Especial de Inverno pode ser considerado um projeto piloto para a retomada das atividades de ensino na forma remota. Ele poderá viabilizar pesquisas com estudantes e professores acerca das vantagens e desvantagens dessa forma de ensino”, avalia o professor.

Expectativas

A Pró-reitora de Ensino espera que a adesão entre os alunos seja expressiva, assim como aconteceu entre os professores e os campi: “A expectativa é que muitos alunos se matriculem e assim possamos ouvi-los, possamos nos reaproximar, por meio da retomada das disciplinas, obrigatórias e opcionais. Estamos otimistas”.

O Professor Marcos Pavani compartilha do otimismo da Instituição e destaca que o Regime permitirá que os alunos interessados possam retomar os estudos, diminuindo assim, os atrasos causados pela pandemia, sem, por outro lado, gerar prejuízos para os alunos que não queiram participar.

Breno Esteves, aluno do 9º período do curso de Química do Campus Barbacena se diz receoso, mas também otimista: “Ainda não sei quais serão as disciplinas e se aquelas de que preciso estarão disponíveis, ainda assim, minha expectativa é de que, caso sejam ofertadas pelo menos duas disciplinas das quais eu preciso, eu consiga aprender e ao mesmo tempo manter a minha jornada no curso ativa, mesmo durante a pandemia. Eu também penso que as aulas mistas, ao vivo e gravadas, como consta na resolução do REI, poderão me garantir um aprendizado efetivo e flexível, já que eu estou trabalhando. Espero que os alunos participem, porque é uma forma de manter a cabeça no lugar e o aprendizado em dia durante a quarentena”, avalia o estudante.

Datas importantes

Os alunos poderão conhecer a lista de disciplinas oferecidas pelo REI no dia 31 de julho. Nos dias 3 e 4 de agosto, os estudantes deverão aderir às disciplinas desejadas através do SIGAA. Cada estudante poderá fazer até duas disciplinas. As aulas começam no dia 10 de agosto e terminam no dia 11 de setembro. Leia mais na Resolução de criação do Regime Especial de Inverno.

registrado em: ,