Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Nota à comunidade do IF Sudeste MG

Nota à comunidade do IF Sudeste MG

Instituição envida esforços para preparar retorno presencial, porém sem previsão de data para volta.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG, desde o dia 17 de março de 2020, motivado pela vivência da pandemia de COVID-19, teve as suas atividades presenciais suspensas pela Portaria nº 216, de 16 de março de 2020 (revogada pela Portaria nº 379, de 15 de junho de 2020), e, posteriormente, pela Resolução nº 15, de 21 de maio de 2020, do Conselho Superior. Além disso, por meio das Portarias nº 225, de 19 de março de 2020 e nº 237, de 25 março de 2020, foi instituída, em todas as 11 unidades do IF Sudeste MG, a adoção de regime de jornada em turnos alternados de revezamento e de trabalho remoto, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Vimos informar que a decisão que tenha como propósito eventual retorno presencial das atividades, ainda que híbrido, será alvo de análise na forma proposta pelo Projeto Reencontro, bem como objeto de deliberação pelos conselhos institucionais, em especial pelo Conselho Superior.

Apesar do recente início da imunização dos profissionais da educação, nos voltamos à segurança de toda a comunidade escolar para balizar os atos decisórios futuros. Nesse sentido, importa destacar a autonomia institucional para decidir acerca do retorno presencial, assinalando que a instituição segue as orientações do governo federal, em especial as determinações do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

Estamos envidando esforços para preparar a instituição ao retorno presencial, que acontecerá desde que resguardadas as condições sanitárias e de segurança a toda comunidade acadêmica. Isto posto, destacamos que, para o momento, não há previsão de retorno presencial.