Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 10 > Novidade: Informações do dia a dia de servidores estão mais acessíveis

Novidade: Informações do dia a dia de servidores estão mais acessíveis

Servidores ganham área específica no site institucional com orientações e requerimentos centralizados e unificados.

As informações agora estão ainda mais acessíveis aos servidores do IF Sudeste MG. A Diretoria de Gestão de Pessoas disponibilizou, no site do Instituto, orientações sobre os mais diversos benefícios, licenças e direitos relacionados à vida funcional dos seus servidores.

O conceito, as informações gerais, a documentação necessária, os fundamentos legais e o fluxo operacional de tramitação de todos eles estarão disponíveis no painel do servidor, com acesso rápido e fácil. Os formulários e documentos auxiliares para cada requerimento estão centralizados no site. Desta forma, a utilização dos mesmos será padronizada, e, portanto, independente da unidade em que estejam lotados. Os benefícios estão separados por temas, para garantir maior autonomia e celeridade no acesso às informações.

Outras inovações pretendem facilitar o dia a dia do servidor. Entre elas, estão uma calculadora de valores recebidos  em razão de substituição de função, um banco de consulta de decisões gerais em matéria de pessoal, tabelas remuneratórias da carreira, sessão com principais dúvidas e planilha e formulário para registro e conhecimento de intenções de redistribuição.

Requerimentos eletrônicos também são novidade. Por meio da utilização do SIGEPE, Sistema de Gestão de Pessoas, vários formulários que antes eram impressos agora podem ser preenchidos diretamente no sistema.

O SIGEPE atende aos órgãos participantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) e foi criado para cobrir todo o ciclo da área de gestão de pessoas: criação de cargos e empregos; seleção de pessoas; ingresso do servidor; gestão funcional (férias, movimentação, progressão funcional etc.); gestão de benefícios (gratificações, adicionais etc.); aposentadoria e folha de pagamento.

O objetivo da DGP ao utilizar o SIGEPE é aproveitar as funcionalidades que o sistema oferece e, assim, uniformizar e otimizar a solicitação de serviços internos de gestão de pessoas. A expectativa é que a medida traga benefícios tanto para a DGP, já que agora haverá uma entrada única para esses serviços, melhorando e otimizando o fluxo de trabalho, quanto para os servidores. Para estes, pelo Módulo Requerimentos Gerais, é possível solicitar, sem sair de casa ou do seu local de trabalho, diversos serviços como mudança de conta bancária, alteração do cadastro de dependentes, auxílio alimentação, auxílio transporte, licença gestante, licença paternidade, dentre outros.

A utilização do SIGEPE é obrigatória, visando a racionalização dos gastos públicos e a celeridade e melhoria na prestação dos serviços.

Confira os serviços que já podem ser requeridos via SIGEPE:

1 - Benefícios, gratificações e indenizações:

• Ajuda de custo e de transporte;
  • Alteração de dados bancários ou dados pessoais;
  • Assistência saúde suplementar e cadastro de dependente;
  • Auxílio moradia;
  • Auxílio natalidade;
  • Auxílio pré-escolar;
  • Cadastro de dependentes(imposto de renda e /ou acompanhamento de pessoa da família);
  • Substituição remunerada (Pagamento).

2 - Licenças, afastamentos e concessões:

2.1 - Licenças:

• Adotante;
  • Gestante;
  • Paternidade;

2.2 - Concessões:

• Casamento ou União Estável (Gala);

·  Falecimento de Pessoa da Família (Nojo).