Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 06 > Novo portal institucional do IF Sudeste MG será lançado em 6 de junho
conteúdo

Geral

Novo portal institucional do IF Sudeste MG será lançado em 6 de junho

Lançamento está previsto para ocorrer durante o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG, no Campus Santos Dumont

O V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe) será marcado por um acontecimento crucial para a comunicação entre o IF Sudeste MG e a sociedade: o lançamento do novo portal institucional. A data agendada é 6 de junho, terceiro e último dia do evento multicampi sediado este ano pelo Campus Santos Dumont.

Design “clean” (limpo) e navegabilidade são algumas das melhorias prometidas no novo portal, que ajudam a garantir a satisfação do usuário a obter facilmente as informações que deseja. O trabalho foi desenvolvido por uma comissão especialmente designada (Portaria-R Nº 477/2018, de 24 de maio de 2018) e o modelo adotado é a Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder Executivo Federal (IDG). Determinado pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), ele foi desenvolvido com base nos eixos: Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual. Um dos objetivos da Secom era o de permitir que o portal de cada órgão fosse reconhecido como propriedade digital do Governo Federal, gerando um ambiente com credibilidade junto aos internautas.

Para a presidente do Comitê de Comunicação e Marketing do IF Sudeste MG e membro da comissão responsável pelo portal, Lidiane Souza, uma das principais conquistas é o fato do novo canal ser uma ferramenta de reforço da marca institucional. Ela explica que o fato dos sites antigos apresentarem muitas variações, o público tem dificuldade em encontrar informações, o que prejudica a imagem da instituição. E exemplifica: “Se eu quero buscar editais, por exemplo, cada página direciona para um caminho diferente. Se estou em uma página de campus e quero um dado geral do IF, preciso migrar para outro site.Com tantos modelos diferentes, fica difícil o público saber que se trata de uma única instituição formada por várias unidades”.

O analista de TI e membro da comissão responsável pelo desenvolvimento do novo portal, Alexandre Rocha Duarte, explica que uma das melhorias em relação ao canal antigo diz respeito à adoção de um novo sistema de gerenciamento de conteúdo - o Plone – que consiste em “uma ferramenta livre, de código aberto, reconhecidamente segura e confiável e utilizada por diversas instituições importantes, como CIA, FBI, NASA, Disney e vários órgãos e ministérios do governo brasileiro".

Na semana de 13 a 17 de maio, a comissão estará reunida para realizar os últimos ajustes e atualizações. Também está previsto para este período um alinhamento das ações, de forma que o novo padrão estabelecido seja mantido quando cada campus começar a atualizar o portal rotineiramente. Lidiane Souza diz que a equipe está preparada para uma natural rejeição dos usuários às mudanças. “Poderemos ouvir de alguns que ‘antes era melhor’. Porém, temos consciência de que esta reação faz parte do processo de evolução. Aos poucos, servidores, alunos e público externo poderão observar que o novo portal está em sintonia com as exigências atuais da legislação e da facilidade do acesso às informações do IF”. Ela adianta que, mesmo após o lançamento, o site será reavaliado podem ser feitas novas mudanças, sempre buscando a melhor experiência para o usuário.

Ascom/ Reitoria
09/05/2019

 

registrado em: