Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 08 > "Oficinas 4.0": Edital seleciona propostas de projetos

"Oficinas 4.0": Edital seleciona propostas de projetos

Serão selecionadas propostas de instituições da Rede Federal para a implementação do programa de capacitação de estudantes denominado "Oficinas 4.0"

Edital nº 83/2022 pretende selecionar propostas de instituições da Rede Federal para a implementação do programa de capacitação de estudantes denominado "Oficinas 4.0". A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, com o apoio técnico e operacional do Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Não há limite de quantidade de propostas a serem submetidas por cada instituição proponente.  A data limite para submissão é 23/10/2022.

Oficinas 4.0

As Oficinas 4.0 constituem-se em um programa de atividades extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver em estudantes do ensino médio técnico e de graduação e pós-graduação as competências requeridas para o empreendedorismo, a inovação e o uso das tecnologias digitais da Economia 4.0.

Seleção

Serão selecionadas 40 (quarenta) propostas de implementação das Oficinas 4.0, combinadas ao empreendedorismo e à inovação. Cada proposta poderá ser contemplada com recursos financeiros de até R$ 68.000,00 (sessenta e oito mil reais), ao longo de dez meses, a serem alocados em bolsas de pesquisa e material de consumo.

A proposta, cujo prazo de execução é de 10 meses, deve conter um projeto de inovação tecnológica relacionado à demanda real oriunda do setor produtivo. Cada projeto terá uma equipe com os seguintes integrantes bolsistas: (I) 1 professor orientador de equipe e (II) estudantes de diferentes níveis de educação, regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação oferecidos pela instituição proponente.

O edital pode ser acessado em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-profissional/editais-setec