Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 09 > Processo eleitoral para o CONSU está em andamento
conteúdo

Geral

Processo eleitoral para o CONSU está em andamento

Serão eleitos representante docentes, TAEs, discentes egressos e de órgão sindicais, além dos suplentes destes. Saiba mais!

Tendo em vista que o mandato dos membros do CONSU, Conselho Superior do IF Sudeste MG, chegará ao fim no dia 30 deste mês, o processo eleitoral para a escolha dos novos membros está em andamento e segue até 21 de outubro, com o cronograma das etapas definido por cada comissão eleitoral de campus. Serão eleitos representante docentes, TAEs, discentes egressos e de órgão sindicais, além dos suplentes destes.

Nos campi, as comissões locais são as responsáveis pela condução da eleição e a Comissão Permanente do Processo Eleitoral é a responsável pela condução geral e pelo apoio às comissões locais. A fim de garantir a transparência, as informações sobre este processo eleitoral estão disponíveis no site do instituto, no link: https://www.ifsudestemg.edu.br/eleicoes/conselho-superior-2022. Lá é possível encontrar, entre outros documentos, a RESOLUÇÃO CONSU No 43/2022, DE 03-08-2022, que designa os servidores Janicrélia da Fonseca, Leonardo Henrique de Almeida e Silva e Fábio César Lemuchi como membros da Comissão Permanente. 

Quem vota

Os servidores docentes e técnico-administrativos do Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IF Sudeste MG e os discentes, regularmente matriculados em cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação, na data da votação, podem votar. 

Quem pode ser votado

Poderão ser candidatos os servidores docentes e técnico-administrativos pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IF Sudeste MG, com lotação nos respectivos campi, campi avançados e Reitoria e os discentes regularmente matriculados em cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou à distância. 

CONSU

O Conselho Superior é o órgão consultivo e deliberativo máximo do IF Sudeste MG e todas as grandes decisões da instituição passam pela aprovação deste Conselho. De acordo com o estatuto do IF Sudeste MG, o CONSU composto por 48 membros, incluindo reitor, pró-reitores, diretores-gerais, representações dos discentes, técnico-administrativos em educação (TAE) e Docentes de todas as unidades, representações sindicais, representações da sociedade, representantes dos estudantes egressos e representação do MEC.