Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > fevereiro > Inscrições para Processo Seletivo sem provas e sem taxas estão acabando. Saiba sobre a seleção.

Sem taxas e sem provas, Processo Seletivo do IF Sudeste MG oferece mais de 3 mil vagas em diferentes modalidades de cursos. Leia mais!

Diante do contexto de exceção que estamos vivendo, o IF Sudeste MG precisou se reinventar e este Processo Seletivo está cheio de novidades. Além da gratuidade da taxa e da oferta de 8 novos cursos, neste Processo Seletivo não haverá provas presenciais. O Instituto vai seguir com sua missão de oferecer educação gratuita e de qualidade, mas sem colocar a saúde dos candidatos em risco. Mais um motivo para você se candidatar a uma das 3.241 vagas, não é mesmo?

As inscrições para o Processo Seletivo para o primeiro semestre letivo de 2021 vão até 21 de fevereiro. Para se inscrever, é necessário acessar o site da Copese, http://copese.ifsudestemg.edu.br, e clicar em ÁREA DO CANDIDATO. É obrigatório que o candidato tenha CPF ou protocolo provisório; documento de identificação com foto: RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte; e e-mail.

E como será a seleção?

O Processo Seletivo será classificatório, sem nota de corte. A seleção será feita através de análise de histórico escolar, currículos e projetos de pesquisa, conforme a modalidade de curso. Para os cursos técnicos e pós-técnico, a seleção se dará por meio de análise documental do desempenho escolar e a classificação será feita conforme a nota em matérias determinadas nos editais. Para selecionar os candidatos a uma das vagas de graduação, o Enem será utlizado. O candidato deverá ter realizado a prova do em pelo menos um dos seguintes anos: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação. Para classificar os candidatos, será considerado o somatório das notas por área de conhecimento e da redação, dentro dos grupos de concorrência. A seleção para cursos de pós-graduação poderá ter até 3 etapas, que são: avaliação do projeto de pesquisa, análise de Currículo Lattes e apresentação do projeto de pesquisa. Nos editais, você encontra todas as informações e especificidades sobre a seleção para cada curso.

Vagas

As 3.241 vagas estão distribuídas entre cursos técnicos, pós-técnico, de graduação e de pós-graduação: 2.092 vagas para cursos técnicos; nas modalidades integrado, concomitante e/ou subsequente; nos campi Barbacena, Avançado Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Avançado Ubá. Para cursos de graduação, há 993 vagas nos campi Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Para o curso pós-técnico, são 25 vagas no Campus São João del-Rei. Há ainda 131 vagas para os cursos de pós-graduação, nos campi Barbacena, Manhuaçu, Rio Pomba e São João del-Rei.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados no site da Copese. Saber o que acontece no Processo Seletivo é responsabilidade do candidato, portanto, leia o edital e fique atento ao site.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do email: copese@ifsudestemg.edu.br ou pelo Whatsapp (32) 98436-2305.

Veja qual curso se adapta ao seu sonho, inscreva-se e venha estudar no IF Sudeste MG!

Acesse os editais disponíveis no site da Copese e saiba mais sobre cada um dos x cursos oferecidos pelo IF Sudeste MG. Algum deles com certeza será perfeito para você!