Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 10 > Alunos participantes do Projeto Rondon compartilham experiências

Alunos participantes do Projeto Rondon compartilham experiências

Alunos voluntários do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei contam sobre as experiências vividas durante o projeto.
#Pratodosverem: grupo de alunos participantes do projeto posam para foto.

No último dia 23, o IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei – sediou uma roda de bate-papo sobre o Projeto Rondon, na Operação João de Barro, que foi realizada entre os dias 17 e 28 de julho deste ano, em Cajazeiras do Piauí (PI).

O evento contou com a participação de oito alunos dos cursos de graduação de Gestão da Tecnologia da Informação e Logística, que foram voluntários do projeto, para discutirem sobre as suas experiências. Além disso, a conversa reuniu estudantes de vários cursos, dentre eles, Letras e Recursos Humanos, e professores da instituição.

Os rondonistas comentaram que puderam desenvolver competências pessoais e profissionais. Foram compartilhadas também a vivência no local, bem como a recepção da comunidade e as oficinas como forma de empreendedorismo e empoderamento.

A participação deles no IV Congresso Nacional Rondon ainda permitiu que colaborassem na tomada de decisões a respeito de novas operações nos próximos editais.

No final da discussão, foram sorteadas blusas do projeto.

O que é o Projeto Rondon?

Segundo o site do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal que envolve diversos ministérios, como o da Defesa, da Educação, da Saúde, entre outros, atuando em áreas remotas do país.

A iniciativa faz parte de um trabalho conjunto entre os governos estaduais e municipais, em parceria com instituições de ensino superior, a fim de proporcionar aos estudantes universitários a oportunidade de prestar serviços comunitários a uma determinada população.

Um dos critérios de seleção da região é por meio do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é enviar alunos para desenvolver o local, fortalecer políticas públicas, promover a cidadania e ainda desenvolver no voluntário a responsabilidade social e o espírito crítico.

Texto do site do Campus São João del-Rei