Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 11 > Projeto Verticaliza: Servidores do IF Sudeste MG participam de capacitação

Projeto Verticaliza: Servidores do IF Sudeste MG participam de capacitação

O IF Sudeste MG aderiu ao Projeto Verticaliza através da seleção de servidores. Selecionados estão no IF Brasília para capacitação

O IF Sudeste MG aderiu ao Projeto Verticaliza através da seleção de servidores conforme o Edital nº10, de 27 de abril de 2022. Quatro profissionais foram selecionados, mas apenas três continuam. A capacitação começou no dia 12 de setembro. Desde então, foram 6 módulos (5 em EaD e 1 em formato presencial). O módulo presencial teve início no dia 21 de novembro e termina na próxima sexta, 25, no IF Brasília.

“Neste módulo presencial estamos vivenciando desafios de como implantar o Projeto Verticaliza no IF Sudeste MG, desafios estes enfrentados por todas as instituições presentes. Mas estamos na esperança de que o projeto seja desenvolvido e aceito por toda comunidade acadêmica. Consideramos relevante a discussão sobre a Verticalização, sobre como implantar e quais são as modificações necessárias nos documentos institucionais. Acho que esta capacitação é importante para contribuir com a equipe que discutirá a implantação do Projeto Verticaliza”, avalia Márcia Cruz Corrêa Netto Soares, uma das servidoras participantes.

Os selecionados para realizar a capacitação deverão ser os responsáveis por disseminar a experiência adquirida com as equipes proponentes de cursos nas suas respectivas instituições. Além de Márcia, Wildson Justiniano Pinto e Cíntia Fernandes Marcellos estão participando da capacitação.

Projeto Verticaliza

O Projeto Verticaliza EPT é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento tecnológico de profissionais da educação profissional e tecnológica (EPT) para planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos de cursos de educação profissional técnica de nível médio articulados com cursos de educação profissional tecnológica de graduação, mediante aproveitamento de estudos, com base em itinerários formativos profissionais, a ser conduzido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP -, conforme parceria celebrada com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - Setec/MEC. Além do aperfeiçoamento, também é objetivo do Verticaliza a adesão de instituições educacionais do Brasil com interesse no desenvolvimento da política para projetos pedagógicos de cursos de educação profissional técnica de nível médio articulados com cursos de educação profissional tecnológica de graduação.

IF Sudeste MG e Projeto Verticaliza

"Para o IF Sudeste MG, aderir ao Projeto Verticaliza representa um passo importante na nossa proposta rumo ao fortalecimento da formação de nossos estudantes através do princípio da indissociabilidade entre as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, posto que a verticalização dos estudos é um dos pilares desse processo", avalia Damião de Sousa Vieira Júnior, pró-reitor de Ensino do IF Sudeste MG.

Damião de Sousa Vieira Júnior, pró-reitor de Ensino do IF Sudeste MG, comenta sobre a importância da participação do instituto na Projeto Verticaliza:

“Para o IF Sudeste MG, aderir ao Projeto Verticaliza representa um passo importante na nossa proposta rumo ao fortalecimento da formação de nossos estudantes através do princípio da indissociabilidade entre as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, posto que a verticalização dos estudos é um dos pilares desse processo. Criando projetos que incentivem e oportunizem aos nossos estudantes, admitidos na instituição em cursos técnicos profissionais de nível médio, o acesso a cursos de graduação e, posteriormente, de pós-graduação, conseguimos garantir a estes uma formação ampla e com experiências em Ensino, Pesquisa e Extensão. Em função das características e peculiaridades de cada uma destas modalidades de formação: técnico, graduação e pós-graduação, teremos as ações de Ensino regulares presentes desde o nível inicial e a experiência das ações de Pesquisa e Extensão implementadas em nível crescente ao longo de sua formação à medida em que este ingressa em curso de nível superior. Além disso, quanto maior o tempo do estudante conosco, maior é a probabilidade de seu êxito acadêmico e mais forte é seu vínculo com a instituição, tornando este futuro egresso um dos maiores divulgadores junto à sociedade de quem é e qual a missão do IF Sudeste MG, ou seja, é mais uma forma de consolidação a longo prazo desta instituição ainda tão jovem”, analisa Damião.

A adesão implica o compromisso da instituição de implantar projetos pedagógicos de cursos de educação profissional técnica de nível médio articulados com cursos de educação profissional tecnológica de graduação, mediante aproveitamento de estudos, com base em itinerários formativos profissionais, respeitadas as normas do sistema de ensino ao qual está vinculada.