Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Setembro > Psicólogos do IF Sudeste MG dão dicas para ajudar na adaptação ao ensino remoto

Psicólogos do IF Sudeste MG dão dicas para ajudar na adaptação ao ensino remoto

A pandemia de coronavírus trouxe a necessidade de mudanças, dentre elas está a adoção do ensino remoto. Veja dicas para ajudar na adaptação às aulas virtuais.
#Pratodosverem: Imagem com fundo roxo. No canto inferior esquerdo, tem a logo do Projeto Reencontro. Na parte direita, uma aluna está sentada diante de um notebook.

As aulas no IF Sudeste MG já voltaram e o ensino remoto é a ferramenta que tornou o retorno possível. A capacidade de se adaptar é algo essencial na nova realidade que a pandemia de coronavírus nos impôs. E, para seguirmos a vida e também os calendários acadêmicos, é preciso que a comunidade do Instituto adapte-se ao ERE. Os psicólogos Cheilon Camargo, Luciana de Freitas Sarmento, Rejane Dutra de Oliveira e Vanessa Zanetti de Bem Quintão elaboraram uma série de dicas para ajudar os alunos a se adaptarem às aulas online e a aprenderem o máximo possível. As dicas também são úteis para otimizar o trabalho remoto.

Ambiente: É importante encontrar um ambiente favorável para estudar. Ele deve ser bem iluminado, reservado e livre de estímulos que possam facilitar a distração. Então, nada de ver TV ou ouvir música enquanto estuda, ok?

Peça a ajuda da sua família: Um acordo com as pessoas que dividem a casa com você é necessário. Assim, todos poderão desempenhar suas tarefas sem estresse.

Organize seu tempo: Estabelecer uma rotina, com horários para dormir e acordar, fazer as refeições, cuidar da higiene pessoal, assistir às aulas, estudar, descansar, interagir com aqueles que estão juntos com você, entre outras coisas, é imprescindível. Criar e seguir uma rotina pode ser difícil no começo, mas vai tornar o seu dia a dia mais produtivo. O vídeo https://www.youtube.com/watch?v=aQFj9ZhlIME pode contribuir para a criação de novos hábitos.

Planeje seu estudo: Construir um plano de estudo diário ou semanal é outro ponto que merece atenção. Acordar sabendo o que fazer, ajuda a não perder tempo se decidindo por onde começar.

Cuidado com a procrastinação: A nova rotina, as preocupações, as distrações, o cansaço, entre outros fatores, podem contribuir para o famoso “depois eu faço”. Por isso, é importante se empenhar neste processo de adaptação. O acúmulo de tarefas que pode se formar quando há procrastinação, torna-se um fator desmotivador. Algumas orientações podem ajudar:

• Evite interrupções! Preparou o ambiente? Fez as combinações com a família? Organizou seu tempo? Montou seu plano de estudo? Então, agora é hora de colocar em prática o que você planejou. Porque virão mais tarefas por aí!

• Estabeleça prazos! Esta é uma boa dica para não se perder em meio ao seu planejamento. E, por falar nisso, colocar este planejamento num lugar de fácil acesso, pode ajudar a não se esquecer dos prazos estabelecidos. Alarmes e aplicativos como Trello e Todoist são alternativas interessantes.

• Crie recompensas! Estas podem ser motivadoras. É importante ser honesto consigo mesmo. Você só deve se recompensar se realmente tiver concluído seu planejamento dentro das condições e prazos estabelecidos. Exemplos de recompensas: assistir a um jogo de futebol; fazer uma chamada de vídeo, ler um capítulo de livro; fazer uma receita gostosa para saborear com a família; enfim, faça algo que lhe proporcione prazer.

• Relacione-se com pessoas organizadas e não procrastinadoras! As pessoas com as quais você se relaciona podem influenciar o seu comportamento. Que tipo de profissional você deseja ser? A construção deste profissional começa hoje, com o estudante que você é.

• Comece pelas piores tarefas! As tarefas mais difíceis, desestimulantes, ou que, por algum motivo, exigem mais de você, podem ser geradoras de pensamentos disfuncionais. O que é isso? São pensamentos que distorcem a realidade, gerando, assim, um sofrimento que acarreta consequências como desânimo para realizar até as tarefas mais simples. Dessa forma, eliminá-las logo pode ser promissor para o bom andamento de suas tarefas.

• Concentre-se em uma tarefa de cada vez! Tentar fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, pode exigir mais tempo. Passar de uma tarefa para outra, sem ter concluído a anterior, interrompendo e retomando o raciocínio, além de tempo, consome mais energia e pode prejudicar a qualidade da sua atenção e, consequentemente, afetar a qualidade dos estudos ou do trabalho.

Tenha uma técnica de estudo: Cada um tem uma maneira de estudar e aprender, e, por isso, é interessante se conhecer e compreender o que funciona melhor para você (em qual turno você percebe um melhor rendimento nos estudos, que técnicas lhe ajudam mais, etc.). O vídeo a seguir poderá lhe ajudar a rever como você vem estudando e o que pode ser aprimorado: https://www.youtube.com/watch?v=aQFj9ZhlIME.

Prepare-se para as aulas: Prepare o ambiente, ligue o computador, separe o material que utilizará (livros, caderno, caneta, agenda, etc.), retire os estímulos deste ambiente, desligue TV e som, feche a porta, desative notificações de redes sociais e jogos, entre outros. Uma sessão de alongamentos, por cerca de 10 a 15 minutos, também pode ajudar. Tudo pronto? Então, bons estudos!