Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Junho > Respostas dos estudantes serão usadas pelo Projeto Reencontro

Respostas dos estudantes serão usadas pelo Projeto Reencontro

Comitê de Ensino do IF Sudeste MG apresenta resultados do questionário aplicado durante a pandemia. Confira!
#Pratodosverem: Imagem traz o título: Resultados do questionário sobre o acesso dos estudantes à internet. Traz ainda as silhuetas de dois estudantes, um com um celular na mão, em primeiro plano, e outro ao fundo, menor e com uma prancheta. Do lado, um papel simbolizando um formulário.

A fim de saber como os alunos estão enfrentando os desafios impostos pela pandemia de coronavírus, dentre eles a suspensão das aulas, e, de forma mais específica, saber como é o acesso à internet na casa dos estudantes, o Comitê de Ensino do IF Sudeste MG desenvolveu um questionário. As perguntas foram enviadas por e-mail e puderam ser respondidas entre abril e maio. A Pró-reitora de Ensino do Instituto, Glaucia Franco Teixeira, comentou os principais resultados e encaminhamentos decorrentes das respostas obtidas.

Adesão

Foram recebidas 4513 respostas, o que representa 48,8% dos alunos regularmente matriculados no primeiro semestre de 2020. Representantes dos alunos e servidores apontaram algumas possíveis causas para que pouco mais da metade dos matriculados não respondesse ao questionário. Dentre elas estão a ausência de acesso à internet, problemas com o e-mail, não visualização do questionário e opção por não responder, já que não era obrigatório.

Sentimentos

“Foi possível perceber que, de forma geral, os estudantes compartilham dos sentimentos de medo, angústia e saudade da instituição. Diante disso, diversos setores vêm buscando maneiras de manter a proximidade com os alunos”, afirma Glaucia Franco Teixeira.

A maior parte dos alunos sente-se bem informada em relação à Covid-19, formas de contágio e de prevenção. Destacamos aí o trabalho da Comunicação do IF Sudeste MG, que, através das redes sociais e do site, vem produzindo e divulgando conteúdo seguro e confiável sobre a pandemia. A produção de conteúdo dentro do próprio Instituto além de informar, tem o potencial de reforçar os laços com os alunos.

Acesso à internet

Saber como os alunos acessam à internet é fundamental para que as comissões do Projeto Reencontro possam estudar a possibilidade da adoção de atividades não presenciais. O questionário revelou que a maioria dos alunos que respondeu tem internet banda larga (rádio, fibra ótica, adsl, entre outras, com velocidade de tráfego média acima de 5Mbps, o que é considerado suficiente para streaming de vídeo) e acessa majoritariamente através de celular, embora grande percentual também acesse através de computador (desktop ou notebook ou ambos).

Resultados e encaminhamentos

Segundo a Pró-reitora de ensino, é importante destacar que o questionário não é o único, mas é um instrumento importante para a tomada de decisões do IF Sudeste MG e será usado para subsidiar resoluções tomadas no âmbito do Projeto Reencontro. Tais decisões vão desde a reorganização do calendário acadêmico, passando pela possibilidade de atividades remotas até o retorno às aulas presenciais. Após análise do questionário e diálogo com a comunidade acadêmica, novas estratégias serão adotadas para que todos os alunos sejam ouvidos.

Os resultados obtidos com a aplicação do questionário já foram apresentados aos dirigentes do Instituto. Porém, como adverte Glaucia, decisões neste contexto são complexas, já que podem repercutir na saúde de toda a comunidade do IF, em especial na dos alunos, que ficam concentrados em salas de aula. Portanto, a saúde de todos será sempre a prioridade, garante a Pró-reitora.

Projeto Reencontro

Lançado no último dia 15, o Projeto Reencontro é um instrumento de gestão que promete cumprir papel fundamental rumo à retomada das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na instituição. O objetivo é construir, nos meses de junho e julho, uma proposta coletiva e integrada de ações a serem observadas e implementadas em todo o IF Sudeste MG, considerando-se o atual cenário epidemiológico e a extrema cautela que ele exige.