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Reitor e gestores do IF Sudeste MG trazem novas ideias e possibilidades da 46ª REDITEC

A 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica aconteceu de 7 a 10 de novembro de 2022, em Belém do Pará

A 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) 2022 aconteceu de 7 a 10 de novembro de 2022 e sediada este ano pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém do Pará. Com o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”, o evento teve uma extensa programação, com mesas redondas, programações culturais, fóruns, relatos de experiências exitosas e palestras.

Esta edição teve o objetivo de falar sobre a inclusão na perspectiva do tratamento de realidades sociológicas, econômicas e humanas próprias de todas as regiões do Brasil. O evento propôs-se a ser um espaço para que os gestores da Rede Federal fossem mobilizados em debates e reflexões do papel, do alcance e das proposições para a diversidade regional que caracteriza a Amazônia e o Brasil, percorrendo fases da gestão, desde o planejamento, passando pela execução e chegando ao acompanhamento/avaliação, costurados com o fio da inclusão social.

46ª REDITEC: Reconectando e fortalecendo a Rede Federal

Partindo da opinião de André Diniz, reitor do IF Sudeste MG, podemos considerar que o objetivo desta edição foi alcançado. Diniz destaca a pertinência do tema escolhido e o relaciona à nossa realidade institucional:

“O tema da REDITEC desse ano foi muito propício, por tudo o que está acontecendo em termos climáticos no mundo como um todo, e em termos de cuidados com a natureza, de cuidados com os povos e com a cultura no Brasil. Além disso, nós, enquanto gestores, percebemos o quanto isso entra no contexto da gestão. Nossas instituições precisam se planejar no contexto socioambiental e cultural. Precisamos pensar como isso vai entrar na gestão, no nosso planejamento, acompanhamento e avaliação”, reflete o reitor.

A pertinência do tema da REDITEC é ratificada pela escolha do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano: 'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil'. Mais do que uma coincidência, para André, o fato mostra a atualidade da REDITEC 2022, e, segundo ele: “gestores precisam estar atualizados”. 

Este é o maior evento da Rede Federal e não acontecia de forma presencial desde 2019, mais um fator que torna a edição de 2022 especial:

“A REDITEC é sempre um momento muito importante para a Rede Federal e estávamos desde 2009 sem um evento presencial. Esta edição foi um evento diferente, que aconteceu após a fase aguda da pandemia, enfrentando dificuldades orçamentárias, mas, vencemos tudo isso e conseguimos fazer um evento muito bom, que reconectou a rede, que vai se mostrando cada vez mais forte, vamos nos colocando enquanto Rede Federal. Além de celebração, a REDITEC é um momento de consolidação de todo o trabalho feito durante o ano”, avalia André.

A Rede Federal é extensa: são 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II. Considerando os respectivos campi associados a estas instituições federais, tem-se ao todo 661 unidades distribuídas entre as 27 unidades federadas do país. Portanto, a REDITEC constitui-se como um espaço de encontro, de troca, de produção de conhecimento conjunta, um momento de entender-se como parte de um todo:

“O encontro é o momento em que você, enquanto instituto, se entende como parte da Rede Federal, você consegue perceber que o seu trabalho impacta toda uma estrutura, todo um país. Cada um fazendo a sua parte, o seu trabalho, em rede, afeta o país todo. É uma oportunidade para vermos o que está acontecendo em outros institutos, quais são os problemas e quais foram as soluções. Aí, voltamos com mais ideias, novos pensamentos e muito mais energia para continuar o trabalho”, explica o reitor.

O IF Sudeste MG na 46ª REDITEC

André Diniz lembra que esta foi a primeira REDITEC dessa gestão: reitor e diretores-gerais. Portanto, para ele, o evento foi uma quebra de paradigmas, “a oportunidade para que os diretores-gerais pudessem sentir o que é uma REDITEC”:

“Nossos gestores estavam muito envolvidos, participando de tudo o que era possível. E ainda pudemos também estreitar laços e propiciar que o encontro gere mais frutos. Acho que foi muito motivador para os diretores. A REDITEC tem a capacidade de te colocar em contato com novas oportunidades. Eu trago dessa edição pelo menos duas novas possibilidades para o IF, que vão influenciar muito a nossa gestão. Assinamos, por exemplo, um protocolo de intenções com o Instituto Politécnico de Bragança, vamos então aproveitando para firmar as parcerias. A REDITEC tem também a função de nos conectar enquanto unidade, viajamos juntos, participamos de discussões juntos e nos unimos a partir dessas reflexões”, avalia André. 

A professora Terezinha Magalhães, diretora-geral do Campus São João del-Rei, participou do evento e concorda com a avaliação do reitor:

“A participação é importante principalmente para ouvir experiências e dificuldades similares às nossas, compartilhar experiências e poder trazer algo para nossa comunidade acadêmica, principalmente a motivação para continuar lutando em prol da rede e de nosso Instituto, pois sabemos o quanto, como Educadores, podemos contribuir para o desenvolvimento de nosso país e das pessoas”.

Raquel Fernandes, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, também considerou a participação no evento como muito proveitosa:

Foi o primeiro evento Reditec que eu participei e achei a experiência muito enriquecedora. Desde a ótima organização por parte do IF Pará transmitindo na decoração uma amostra da cultura tão rica do norte do país, até no conteúdo de alto nível das atividades. Além da possibilidade de trocas e encontros com os demais gestores de toda a Rede Federal. Conhecer um pouco da realidade e particularidades de outros IF amplia muito a minha visão enquanto gestora e servidora”. 

Para a pró-reitora, a participação no evento é fundamental para os gestores:

“A participação na REDITEC é capaz de ampliar a visão da grandiosidade e da importância da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica; possibilita a realização de networking com outros gestores; oxigena as percepções sobre a nossa instituição à medida que nos afastamos um pouco da rotina mais pesada do dia a dia; proporciona a troca de experiências e o conhecimento de soluções que já funcionaram em outras instituições; contribui para o crescimento da rede como um todo; e, não menos importante, favorece o estreitamento dos laços com os colegas da própria instituição”, analisa Raquel.

Na 46ª edição da REDITEC, o IF Sudeste MG foi representado por uma equipe de gestores e por diretores-gerais. Além do reitor e das gestoras já citadas, participaram do evento: Kelly Maia - Diretora de Gestão de Pessoas; Rosana Machado - pró-reitora de Extensão; Pedro Rocha - diretor de relações Internacionais e Interinstitucionais, Damião Júnior - pró-reitor de Ensino, José Manoel Martins - diretor-geral do Campus Rio Pomba, José Geraldo Soares - diretor-geral do Campus Manhuaçu, Eduardo Pereira da Rocha - diretor-geral do Campus Avançado Ubá, Leandro da Motta Borges - diretor-geral do Campus Avançado Cataguases, Dênisson Neves Monteiro - diretor-geral do Campus Avançado Bom Sucesso e Alcimara de Paula - diretora-geral do Campus Barbacena. 

Experiências exitosas do IF Sudeste MG na 46ª REDITEC

Duas iniciativas do IF Sudeste MG estiveram entre os relatos de experiências exitosas aprovados para apresentação na REDITEC 2022:  "Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG", da servidora Margarete Moreira Coutinho e Silva, e "Questão de Ética", coordenado por Louise Moraes, apresentado pelo professor Elder Stroppa e com a participação de outros servidores do instituto. 

André Diniz afirma que submeter cada vez mais experiências exitosas do IF Sudeste MG é um objetivo seu enquanto reitor e destaca a importância do feito alcançado nesta edição: 

“Eu tento movimentar o instituto para submeter o máximo de experiências possível, é preciso que a gente se mostre, nós temos muitas coisas boas. Estou falando de todo o instituto, docentes, servidores, técnicos. É uma forma de trabalho diferenciada que pode ajudar outros institutos. Então, sempre faço o esforço de incentivar o envio de experiências exitosas. Termos conseguido aprovar duas esse ano, em que o número de experiências selecionadas foi reduzido, tem duas vertentes: mostramos para a Rede Federal que nosso instituto produz coisas boas e mostramos para nós mesmos do que somos capazes”, comemora o reitor. 

Questão de Ética

A campanha “Questão de Ética” consistiu na gravação, edição e publicação de 10 vídeos no canal do Youtube do IF Sudeste MG, tendo como tema a ética pública.

A ideia surgiu de uma análise coletiva dos membros da Comissão de Ética do IF Sudeste MG, tendo como motivação a percepção de que precisávamos comunicar com mais clareza à comunidade acadêmica seus valores éticos e as normas éticas que regem o funcionalismo público do poder executivo federal.

Além disso, tinha a intenção de tornar a Comissão de Ética Local mais visível e próxima da comunidade: docentes, TAES, terceirizados e discentes, tendo em vista a estrutura multicampi do instituto.

“Tínhamos como objetivo gerar uma maior capacidade de interlocução entre a Comissão de Ética e a comunidade, e também, a disseminação dos pensamentos e valores éticos de uma forma democrática e simplificada para todos os atores que compõem a nossa comunidade acadêmica, valorizando a competência educativa da Comissão, uma de suas seis competências básicas”, explica Elder Stroppa, professor do Campus Manhuaçu e apresentador dos vídeos.

A ação foi implementada a partir de uma parceria entre a Comissão de Ética Local, a Coordenação Geral de Comunicação e Marketing e o Gabinete do Reitor à época. Segundo o professor, a boa resposta do público deve-se, entre outros aspectos, ao fato de os vídeos terem sido idealizados com linguagem simples e descontraída, prezando pela aproximação com quem estava assistindo e buscando a essência da campanha, que era tratar o assunto “ética” de forma leve, atraindo a atenção da comunidade e tornando a pauta relevante no âmbito do IF Sudeste MG.

Raquel Fernandes apresenta o "Questão de Ética"

Raquel Fernandes apresenta o "Questão de Ética"

Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG

"Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG", trabalho também selecionado para a REDITEC 2022, é um vídeo que tem como tema ações consideradas exitosas que foram realizadas pela Diretoria de Apoio ao Discente por meio das Coordenações de Ações Afirmativas, Ações Inclusivas e Assistência Estudantil no ano de 2022, voltadas às questões étnico-raciais, de gênero e diversidade, aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e ao público da educação inclusiva. A autora, Margarete Moreira Coutinho e Silva, coordenadora de Ações Inclusivas, conta que o vídeo dividiu as ações em três grupos:

Ações Inclusivas:  

- oferta de 03 minicursos aos servidores de todos os campi no início do semestre letivo de 2022.

- publicação dos editais de monitoria inclusiva para seleção de estudantes bolsistas para a atuação junto aos discentes, às equipes multidisciplinares e aos núcleos de ações inclusivas de cada campus. Ao todo, foram 40 monitores selecionados, entre estudantes de cursos Técnicos e de Graduação. 

Ações Afirmativas:

- Publicação do Primeiro Edital de Ensino com foco nas Ações Afirmativas, com a submissão de sete projetos que trabalharam as temáticas étnico-raciais, de gênero, do combate ao feminicídio. 

Assistência Estudantil:

- Construção do Plano de Atendimento e Combate à Pobreza Menstrual. Tal ação teve, e tem, como objetivo a distribuição de absorventes higiênicos às estudantes que estejam dentro do perfil de renda de até um salário mínimo e meio e, de forma emergencial, às demais discentes, servidoras e colaboradoras que estejam nas dependências da instituição.

Apresentação do vídeo "Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG"

Veja as apresentações das experiências exitosas do IF Sudeste MG:

Link da transmissão da apresentação do Questão de Ética: https://youtu.be/sI22bmp2ag8

Link da transmissão da apresentação do vídeo "Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG": https://youtu.be/R64zg2yDseQ