Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Novembro > Renovação de bolsas do CNPq e avaliação positiva marcam os 10 anos de Iniciação Científica no IF

Diante de avaliação positiva do Comitê Externo, o IF Sudeste MG renovou sua cota de bolsas junto ao CNPq por um ano.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: símbolo do CNPq: fundo azul sobreposto por traços brancos formando uma cabeça humana.

O Programa de Iniciação Científica do IF Sudeste MG está completando 10 anos de sua institucionalização. Durante a década de existência, mais de 2000 estudantes e muitos servidores puderam desenvolver projetos de pesquisa que possibilitaram o mútuo aprendizado e o reconhecimento da importância de nossa Instituição no seu amplo papel formador. O resultado é que muitos egressos do programa seguiram a carreira acadêmica, científica e tecnológica em instituições públicas e privadas.

Especialmente no último ano, grandes passos foram dados quanto à normatização. Nesse sentido, foram aprovados: o Regulamento Geral do Programa, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE – Portaria nº 27/2019); a minuta-padrão do edital junto à Procuradoria Federal; e a oficialização do Comitê Externo de Avaliação do Programa Institucional de Iniciação Científica, composto por bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq (Portaria-R nº 636/2020), conforme determinação da RN-017/2006 deste mesmo Conselho.

Aprovação da Nova Cota

Também em 2020, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, o IF Sudeste MG renovou sua cota de bolsas junto ao CNPq por um ano, podendo haver prorrogação por igual período. Na avaliação, foram considerados, dentre outros critérios: a dimensão da pesquisa realizada na instituição; as estratégias para formação dos estudantes participantes da iniciação científica; o histórico de participação no Programa de Iniciação Científica do CNPq; e a contrapartida da Instituição (existência de um programa próprio com bolsas custeadas pelo IF Sudeste MG). Com a renovação, o IF Sudeste MG passou a ter 10 bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), 4 bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), 10 bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI) e 80 bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes do Ensino Médio (PIBIC-EM). Com isso, as bolsas totalizam R$ 211.200,00 e atenderão, anualmente, a 104 estudantes.

Avaliação do Programa

Entre os dias 21 a 23 de outubro, os professores Bruno Henriques Dias (Engenharia Elétrica - UFJF), Maria José Valenzuela Bell (Física - UFJF) e Sávio Silva Berilli (Agronomia– IFES), membros do Comitê Externo, avaliaram os projetos PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI, custeados com bolsas do CNPq e desenvolvidos pelos estudantes e orientadores do IF Sudeste MG no período de 2019-2020. Foi analisada toda a documentação do Programa e a participação dos bolsistas nos eventos dos campi Rio Pomba (XI Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia) e São João del-Rei (X Simpósio de Pesquisa e Inovação – Simpesq), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ao final, os avaliadores, além da sugestão de melhorias, teceram muitos elogios aos estudantes e à condução institucional do Programa do IF Sudeste MG.

"O sucesso alcançado em mais uma avaliação é mérito do excelente trabalho realizado pelos estudantes, orientadores e todos os servidores envolvidos na gestão do Programa", é o que afirma André Narvaes da Rocha Campos, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Foto da Reunião final do Comitê Externo de Avaliação com o

Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica.