Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Setembro > Semana da Ambientação do ERE discute eficiência energética
conteúdo

Geral

Semana da Ambientação do ERE discute eficiência energética

Os servidores do IF Sudeste MG participaram do treinamento e capacitação de eficiência energética do Campus Juiz de Fora.

Na manhã desta quinta-feira, 15, os servidores do IF Sudeste MG participaram do treinamento e capacitação de eficiência energética do Campus Juiz de Fora.  

Na ocasião, a engenheira da Cemig, Aline Pimenta Martins, explicou os conceitos e como funcionam os projetos de eficiência energética. Já os servidores do Campus Juiz de Fora, Denis Ribeiro Maurício  e Filipe La-Gatta evidenciaram a importância da ação para a instituição e agradeceram aos parceiros envolvidos na execução do Projeto.

Dando continuidade ao evento, o Diretor-geral do Campus Juiz de Fora, Sebastião Sérgio de Oliveira, enfatizou a relevância do projeto para a instituição destacando a relação financeira. “Com a economia da energia vamos conseguir investir no nosso projeto de acessibilidade.”

Seguindo esse raciocínio, o Reitor do IF Sudeste MG, Charles Okama de Souza, destacou que o projeto do Campus Juiz de Fora é “ganha, ganha, ou seja, todas as instituições parceiras envolvidas são beneficiadas”. E reafirmou o desejo que o Projeto seja ampliado para todos os campi do IF Sudeste MG.

O evento foi mediado pelo Coordenador de Projetos da DEODE, Henrique Rodrigues, egresso da primeira turma de Engenharia Mecatrônica do Campus Juiz de Fora. Ele também detalhou o projeto desenvolvido no Campus Juiz de Fora.

A ação faz parte da Semana de Ambientação do Ensino Remoto Emergencial. Hoje, 15, a partir das 14h, haverá o webinar "Acolhimento e Reencontro - Arte e Humanidade: Caminhos para a felicidade nos dias de hoje"; na quinta, também às 14h, será realizado o webinar "Ensino remoto emergencial: orientações sobre direitos autorais e de imagem". Ambos serão transmitidos ao vivo pelo canal do IF Sudeste MG no Youtube.

Cada unidade do IF Sudeste MG conta também com uma programação específica de ações. As aulas de fato acontecem a partir da próxima segunda-feira, 21 de setembro.

Conheça o projeto

No último ano, por meio da Chamada Pública de Projetos nº 001/2019, a Cemig disponibilizou um total de R$50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) contemplando as tipologias de projetos relacionados aos segmentos: industrial, comércio e serviços, poder público, residencial (condomínios), serviços públicos, rural e iluminação pública.

O Campus Juiz de Fora, com apoio da FAUF (interveniente) participou e foi contemplado na tipologia serviços públicos, para a qual foi destinado um total de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais).   

O  projeto aprovado, além das melhorias para as instalações elétricas do Campus, também envolve ações de treinamento, capacitação e divulgação da importância da implantação de um sistema de gestão energética  na instituição.