Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Maio > Tecnologia diminui distâncias e facilita a vida em tempos de quarentena
conteúdo

Destaque

Tecnologia diminui distâncias e facilita a vida em tempos de quarentena

Seja para fazer compras, trabalhar ou promover encontros virtuais, a internet tem sido uma aliada durante a quarentena.
#Pratodosverem: imagem traz homem e mulher distantes e com aparelhos eletrônicos nas mãos, notebook e tablet respectivamente, conversando através da troca de mensagens.

#Pratodosverem: imagem traz homem e mulher distantes e com aparelhos eletrônicos nas mãos, notebook e tablet respectivamente, conversando através da troca de mensagens.

Quem poderia imaginar que teríamos que viver isolados para cuidar da nossa saúde e da saúde de quem amamos? Pois é, o isolamento social está no pacote de impactos negativos que a pandemia de coronavírus trouxe para a humanidade. Quase que de repente os encontros, abraços, carinhos e até apertos de mão passaram da categoria de demonstração de afeto para a de ameaças. É difícil achar alguém que não esteja sofrendo com o isolamento social. Porém, o que parece terrível poderia ser ainda pior. Imagine se o coronavírus tivesse surgido em 1960, quando ainda não havia internet. Este pensamento é de causar arrepios, não é mesmo?

Há muitas dúvidas ainda sobre a doença: Quando haverá uma vacina? Como conter o avanço do vírus? Qual é o tratamento adequado contra a covid-19?  Do que se tem certeza, por outro lado, é de que a internet é eficaz para aliviar um dos piores sintomas da quarentena: a solidão.

“Te encontro na internet!”

Segundo o professor do Campus Avançado Ubá, especialista em Informática na Educação e Docência no Ensino Superior, Heudes Eduardo Rogério, a internet é hoje, a forma que encontramos para “burlar” o isolamento: “as videochamadas, as trocas de áudios, as mensagens de textos e as redes sociais facilitam o contato entre as pessoas. Desta forma, conseguimos suprir, nem que seja uma pequena parte da necessidade que temos de encontrar com outras pessoas”, avalia Heudes: “As redes sociais nos possibilitam interagir com amigos, familiares e até celebridades, através de publicações de textos, fotos, vídeos e lives. Além de aproximação, elas nos trazem diversão, especialmente neste momento em que as opções são restritas. Destaco também os aplicativos de trocas de mensagens, através dos quais podemos interagir com um grupo de familiares ou de amigos, promovendo o 'contato' social. Tem ainda os aplicativos de Stream, que garantem que possamos assistir filmes e séries de televisão. Falando em diversão, os jogos eletrônicos também podem ser uma boa opção para passar o tempo”, analisa Heudes.

Como exemplo, podemos citar o jogo "De volta ao lar", desenvolvido pelo Campus Cataguases. Com uma mecânica de plataforma e no gênero aventura, o jogo pretende demonstrar para as crianças, de forma lúdica, as principais formas de contágio e de prevenção da doença, além de estimular o isolamento social neste período de pandemia.

Para manter o contato entre a comunidade, o Campus Muriaé criou o "Empatia na pandemia", um mural virtual com depoimentos de alunos, pais e servidores sobre como estão enfrentando e compreendendo este momento de isolamento social.

Ferramenta de trabalho

A internet tem sido o novo escritório de milhares de pessoas. É o caso dos servidores do IF Sudeste MG que, na sua maioria, vêm trabalhando de casa há mais de 2 meses: "As ferramentas para reuniões virtuais tornaram possível uma maior semelhança com a rotina estabelecida nos ambientes de trabalho. Como exemplo, Heudes cita sua própria realidade: “Tenho usado muito as ferramentas de reuniões para tratar assuntos do Instituto de forma online. Assim, consigo conversar com muita gente ao mesmo tempo, com vídeo e em tempo real”, afirma.

A nova realidade também trouxe muitas mudanças para os grandes, e, especialmente, para os pequenos empreendedores. De acordo com o levantamento da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em parceria com o site Compre&Confie, neste primeiro trimestre, as empresas que trabalham com comércio eletrônico já acumulam um crescimento de mais de 100% nas vendas, se comparado ao mesmo período de 2019. Para não falir, empresários de todos os portes estão tendo que se reinventar. E o empreendedorismo digital tem sido a alternativa de muitos.

Pensando em ajudar produtores e comerciantes da região, profissionais e estudantes dos departamentos acadêmicos de Ciências Gerenciais e de Ciência da Computação do Campus Rio Pomba se uniram para desenvolver o projeto “Mãos Dadas”. Eles criaram uma plataforma virtual em que o consumidor pode adquirir os produtos diretamente do produtor.

Na mesma linha, no Campus Bom Sucesso, o Projeto "Feira Digital" ajuda produtores familiares do Sul de Minas a realizarem o escoamento da produção por meio de atendimento virtual, evitando assim a disseminação do novo coronavírus.

Tarefas cotidianas

Num momento de grave crise econômica, os aplicativos de controle financeiro podem auxiliar na otimização de gastos e também têm sido cada vez mais usados, conforme afirma Heudes. Além disso, as tarefas da vida cotidiana têm sido facilitadas por aplicativos bancários e de delivery.

“Antigamente teríamos que ir ao banco sempre que precisássemos pagar um boleto, hoje, podemos fazer isso pelo celular, através dos aplicativos bancários. Os aplicativos de delivery também são grandes facillitadores e estão em alta. Até as compras de supermercado, farmácia e restaurantes podem ser feitas com um clique, aumentando a segurança e a praticidade”, comenta o professor.

Fonte: site da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)

registrado em: