Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Dezembro > Últimos dias de consulta pública do PDI. Participe!
conteúdo

Geral

Últimos dias de consulta pública do PDI. Participe!

As contribuições para o Plano de Desenvolvimento Institucional podem ser enviadas até o próximo dia 20. Saiba mais.

Está chegando ao fim o prazo para a consulta pública da proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que deve vigorar entre 2021 e 2025. Você já deu sua contribuição? Ela é muito importante para o IF Sudeste MG. As contribuições podem ser enviadas até o próximo dia 20.

A nova edição do PDI, um dos documentos mais importantes e abrangentes da instituição, foi elaborada pela Comissão Central Responsável pela Condução do Processo de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (Portaria nº  456/2020, de  15.07.2020) e pode ser conferida aqui.

A minuta está aberta a consulta pública desde o dia 30 de novembro, possibilitando à comunidade acadêmica avaliar o documento e enviar contribuições por meio deste formulário. Podem participar tanto membros da comunidade acadêmica quanto do público externo. As regras para as participações estão listadas em regulamento próprio. Dúvidas relacionadas podem ser sanadas por e-mail: consultapublica.pdi@ifsudestemg.edu.br.

Mas por que eu preciso participar? 

A resposta é simples, assim como o processo para enviar contribuições: porque o PDI terá grande impacto em toda a comunidade do IF Sudeste MG. Pois, além de ser um instrumento norteador na tomada de decisões do IF Sudeste MG, o PDI é um documento obrigatório para fins de credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) no Ministério da Educação (MEC). Ele expressa o perfil e o significado da atuação institucional, além de mostrar sobre organização e as prerrogativas acadêmicas, informações que permitem ao MEC regular, supervisionar e avaliar as IES.

Segundo o presidente da Comissão Central, Aluisio de Oliveira, é com segurança que o novo PDI vem a ser apresentado, pois trata-se de um documento que “reflete os anseios da comunidade acadêmica e da sociedade em geral”. Ele destaca, ainda, a importância do PDI como instrumento de controle social, visto que, por meio dele a “instituição comunica seus objetivos e metas de futuro, evidenciando o esforço institucional empregado em favor do alcance da missão do IF Sudeste MG”.

Participe!