Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Agosto > Para os alunos: vídeos sobre o SIGAA já estão disponíveis
conteúdo

Geral

Para os alunos: vídeos sobre o SIGAA já estão disponíveis

Uma série de vídeos sobre o SIGAA já está disponível na Trilha do Conhecimento dos alunos. Ensino Remoto Emergencial começa no próximo dia 14.
#Pratodosverem: Imagem tem uma rosa dos ventos no fundo. Na parte debaixo, a frase "Trilhas do Conhecimento: Aprenda a usar o SIGAA". No canto direito, uma jovem, com uma mochila em formato de livro, parece estar comemorando. No canto superior esquerdo, as logos do Projeto Reencontro e do IF Sudeste MG, uma sobre a outra, respectivamente.

#Pratodosverem: Imagem tem uma rosa dos ventos no fundo. Na parte debaixo, a frase "Trilhas do Conhecimento: Aprenda a usar o SIGAA". No canto direito, uma jovem, com uma mochila em formato de livro, parece estar comemorando. No canto superior esquerdo, as logos do Projeto Reencontro e do IF Sudeste MG, uma sobre a outra, respectivamente.

O Ensino Remoto Emergencial, ERE, já é uma realidade no IF Sudeste MG. As aulas do Regime Especial de Inverno estão em curso e vão até o dia 10 de setembro. Esta foi a primeira ação do Projeto Reencontro e uma inciativa piloto de ensino remoto, destinada a alunos da graduação de seis campi.

O ERE terá início no dia 14 de setembro, e, até o dia 18, serão realizadas atividades de ambientação, cuja carga horária não será contabilizada. As aulas dos cursos FIC, técnicos e de graduação começam no dia 21. A data de início das aulas de pós-graduação será divulgada em breve. O Instituto adotará o ERE como forma de minimizar os atrasos causados pela Pandemia de Coronavírus nos calendários acadêmicos. A Pró-reitora de ensino do Instituto, Glaucia Franco Teixeira, comemora os avanços do Projeto Reencontro e está animada para o início do ERE:

"Temos boas expectativas para o início do ERE. Consideramos que já avançamos em alguns pontos, como a capacitação dos professores e a capacitação para os alunos através da disponibilização dos vídeos na Trilha do Conhecimento dos alunos. Estamos ansiosos por esta reaproximação com os alunos. As comissões do Projeto Reencontro têm trabalhado arduamente e cada uma delas tem papel fundamental na construção da proposta do ERE. A expectativa é de retomada e de que a gente consiga garantir aquilo que é prioridade para nós enquanto instituição,  um ensino de qualidade para nossos alunos", avalia Glaucia.

Para a implementação desta forma de ensino, será utilizado o sistema SIGAA como ambiente virtual de aprendizagem. Nele, os professores irão postar os conteúdos das disciplinas, tais como materiais em PDF, questionários, links para videoaulas gravadas, indicação de livros e impressos, avaliações, fóruns de discussão, chats da turma, entre outros conteúdos.

Conhecendo o SIGAA

O IF Sudeste MG conhece a sua comunidade e sabe que há diferentes realidades econômicas, e, portanto, de acesso a recursos tecnológicos entre os alunos. E, para que todos tenham iguais condições de acompanhar as aulas, foram lançados dois editais de benefício de inclusão digital, um para serviços de internet e outro para aquisição de equipamentos de informática. Resolvida a questão dos equipamentos, é preciso preparar o corpo discente para utilizar os recursos do SIGAA e acompanhar aulas e atividades. Com este propósito, o IF Sudeste MG criou uma série de vídeos ensinando aspectos importantes do sistema para os alunos. O primeiro vídeo, sobre como fazer o cadastro, já foi divulgado em matéria anterior. E, diante da iminência do ERE, a C8, Comissão de Capacitação do Projeto Reencontro, acelerou seus trabalhos e já disponibilizou os demais vídeos, na Trilha do Conhecimento dos Alunos. Para garantir o acesso de todos, os vídeos estão sendo substituídos, aos poucos, por versões com tradução em libras.

Segundo Gabriel Mynoro, presidente da C8, assistir aos vídeos do SIGAA é fundamental para os alunos, pois todas as atividades acadêmicas serão ministradas nesta plataforma pelos professores dos cursos durante o Ensino Remoto Emergencial: "Nela, haverá a interação professor-aluno, com postagens de materiais, videoaulas, enquetes, fóruns de discussão, chats de turma, acompanhamento de notas e de frequência, etc. Enfim, todas as atividades realizadas anteriormente em sala de aula ocorrerão no ambiente do SIGAA. Por isso, é muito importante que o aluno já se familiarize com as funcionalidades do sistema para que possa se dedicar com tranquilidade ao processo de aprendizado das disciplinas", afirma Gabriel.

Veja abaixo os títulos dos vídeos sobre o SIGAA, aceite o convite para percorrer esta Trilha, e sinta-se preparado para começar o ensino remoto: 

Realização do Cadastro no Sigaa

Ambientalização no Meu Discente

Ambientalização na Turma Virtual

Como acompanhar as suas notas

Como acompanhar a sua frequência

Como enviar Mensagem para os professores

Como participar dos Chats da Turma

Como participar dos Fóruns de Discussão

Como visualizar o Plano de Ensino da Disciplina

Como visualizar os participantes da Turma Virtual

Como visualizar os grupos de trabalhos criados pelo professor

Como acessar os materiais disponibilizados pelo professor (Conteúdos , Referências, Vídeos e Arquivos)

Visualizando das datas das avaliações

Respondendo às enquetes da Turma Virtual

Como acessar e realizar as tarefas criadas pelo professor

Como acessar e responder aos questionários online criados pelo professor

Como se inscrever em um projeto de Extensão

Como solicitar trancamento de disciplina

Como realizar matrícula online

Como solicitar Bolsa de Assistência estudantil

Como participar de uma comunidade virtual

Acesse os vídeos em:

https://pt-br.padlet.com/c8projetoreencontro/trilha_alunos