Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 04 > Evento reúne egressos e formandos do curso técnico integrado em Florestas

Evento reúne egressos e formandos do curso técnico integrado em Florestas

Quais as expectativas dos jovens que estão terminando um curso técnico integrado? Quais as lembranças daqueles que já deixaram nossos bancos escolares? Com o objetivo de reunir estas duas visões e proporcionar troca de informação, a coordenação do curso de Florestas organizou o “Encontro com estudantes egressos e formandos”. O evento foi realizado no dia 14 de novembro e contou com a participação de professores e técnicos do Departamento Acadêmico de Agricultura e Ambiente e do Departamento Acadêmico de Educação( Flávia Dutra e Márcia Nunes).

Para facilitar o contato entre os atuais alunos e aqueles que deixaram o Campus Rio Pomba no ano passado, foi organizada uma dinâmica. Cada um recebeu três fichas. Os egressos precisavam escrever os três pontos mais marcante de sua passagem pela unidade. Já os atuais alunos, as expectativas com o fim do curso.

No primeiro grupo, os termos que mais apareceram foram “responsabilidade”, “conhecimento” e “amizade”. De acordo com os discursos, o fato de terem vindo muito novos para a instituição ajudou no amadurecimento, preparando-os para o mundo do trabalho e/ou a formação superior. A respeito dos conhecimentos ressaltaram que não foram só os das matérias propedêuticas e técnicas, mas da experiência de vida que tiveram ao saírem tão jovens da casa dos pais. Sobre a amizade, ressaltaram a importância do apoio dos colegas de sala nos momentos mais complicados do curso.

Os alunos do 3º ano focaram em três palavras que, para eles, estão correlacionadas: “faculdade”, “emprego” e “sucesso”. A maioria está na expectativa de obter bons resultados nos processos seletivos e no Sisu, conseguindo uma vaga em cursos superiores em 2019. Com um diploma, esperam conquistar uma vaga no mercado e serem bem-sucedidos em suas profissões.

“A expressão por meio de palavras nos deixa ver quem são vocês. Percebemos que estão no caminho certo. Não se faz um bom profissional sem companheirismo, responsabilidade. O sucesso na vida é seguirmos aquilo que queremos ser, que nos respeitemos”, ressaltou o professor Helton Nonato de Souza após a atividade. “Esta é uma oportunidade de também aprendermos com vocês”, concluiu o coordenador, Leonardo da Fonseca Barbosa.

Em seguida, a ex-aluna Karine Mateus, que hoje está na faculdade de Música, fez uma homenagem aos ex-colegas e aos atuais alunos. Ela cantou “Peça felicidade”, da banda Melim, e “Valeu amigo”, de Caroline Teixeira. Os jovens ainda puderam acompanhar um vídeo gravado pelo ex-professor do Campus, Alberto Tomo Chirinda, que foi transferido para o IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas. Para finalizar o evento, os técnicos que concluíram o curso em 2017 plantaram uma muda de astrapéia, “uma planta que fica frondosa e dá muita sombra. Ela abraça muita gente”, explicou Helton.

- Veja mais fotos no álbum

Campus Rio Pomba
Fotos: Franz Mosqueira